Notícias

Nutrir nas Escolas começa formações em São Paulo

Curso realizado pela CODAE em parceria com a Nestlé tem inscrições lotadas

Publicado em: 22/06/2016 17h15 | Atualizado em: 30/11/2020

Começaram neste mês as formações em São Paulo (SP) da edição de 2016 do Nutrir nas Escolas, iniciativa do Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis realizado pela Fundação Nestlé Brasil em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Professores, educadores físicos, gestores, auxiliares técnicos de educação (ATE), cozinheiros e nutricionistas de 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE) participam das formações, que têm como tema educação alimentar e nutricional, hortas pedagógicas e prática de atividades físicas nas escolas. Os participantes também recebem orientações para aplicar os desafios propostos pelo Nutrir em suas escolas.

A primeira formação, realizada com educadores da DRE Guaianases no dia 9 de junho, foi muito concorrida. As 50 inscrições foram totalmente preenchidas. De acordo com a cogestora da DRE Guaianases, Nilza Machado, um dos motivos dessa grande procura foi a repercussão do trabalho realizado pelas escolas que participaram do Nutrir em 2014, em sua maioria, EMEIs. “As EMEFs também estão se mobilizando e mudando a postura em relação à educação alimentar, com um olhar para a alimentação escolar que vai além da merenda”, afirma.

Nilza comenta que o retorno que recebeu dos professores sobre a formação foi ótimo. Ela destaca a apresentação do “Guia alimentar para a população brasileira” e dos dez passos para uma alimentação adequada e saudável, realizada pela bióloga Maluh Barciotte. “Isso nunca tinha sido falado em uma formação na DRE, ainda mais aliado ao tema da prática de atividades físicas”, diz a cogestora, mencionando a segunda apresentação da formação, realizada pelo educador físico Gustavo Hesselbach. “É algo que contribui para que os educadores aperfeiçoem seus próprios hábitos. Enquanto os professores não mudarem sua postura, é difícil mudar a dos alunos. Tem que estar convencido do que está falando”, acrescenta.

A expectativa de Nilza para esta edição do Nutrir é que as escolas se movimentem e comecem a pensar tanto no espaço dedicado à alimentação quanto em mudanças curriculares, além de valorizar mais os cozinheiros e cozinheiras. “É um programa que não envolve um só professor, tem que mobilizar toda a comunidade escolar”, enfatiza.
O Nutrir se dará em duas fases, ao longo dos meses de junho e agosto. Serão realizadas formações em diversas DREs de São Paulo.

Cada formação é seguida por desafios que os participantes devem realizar em suas respectivas escolas. Os desafios consistem em tarefas diversas, incluindo incentivar o consumo de água entre os alunos, preparar receitas com alimentos saudáveis pouco apreciados e promover atividades físicas. A forma de atingir esses objetivos fica a cargo dos próprios participantes e cada desafio realizado acumula pontos. Ao fim do curso, as melhores iniciativas receberão prêmios no valor de 3 mil reais.

Mais informações acesse: nutrirnasescolas.com.br.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Palco com duas pessoas em uma mesa de madeira e um telão branco de fundo
«1 2 3 1.672