Nutricionistas e CEIs da DRE Capela do Socorro discutem cardápios da alimentação escolar

Oficinas foram realizadas nos dias 19 e 20 de julho, no SESC Interlagos .

Publicado em: 16/08/2018 10h13 | Atualizado em: 30/11/2020

NUTR_cei_drecs_740x430.jpg

A equipe de nutricionistas da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) e a cogestora da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, Márcia Basler Belloto, realizaram, nos dias 19 e 20 de julho, no SESC Interlagos, oficina com equipes de 53 Centros de Educação Infantil (CEIs) desse território sobre formas de trabalhar com os cardápios escolares.

As atividades, realizadas na unidade campestre do SESC, que abriga uma horta agroecológica com cultivo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), contaram com a participação da nutricionista Carla Massuia (DRE Campo Limpo).

As unidades compareceram com a gestão (diretora, assistente de direção ou coordenadora pedagógica) e as cozinheiras escolares para participar das atividades.

A programação incluiu discussões sobre o processo de formação de hábitos e comportamento alimentares na infância, experiência sensorial, acesso à Plataforma Prato Aberto da SME, formas de tornar os cardápios mais atraentes e empregá-los como ferramentas educativas com os educandos e seus familiares.

A DRE Capela do Socorro lançou um desafio para as participantes, sugerindo atividades educativas que aproximem os bebês e as crianças das cozinheiras escolares, denominadas pelas nutricionistas como “educadoras do paladar“. Para essa equipe, a cozinheira escolar é peça-chave no Programa de Alimentação Escolar, devendo ser reconhecida pela sociedade e pelas unidades educacionais como educadoras em alimentação saudável.

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.