Notícias

Novo Centro de Educação Infantil (CEI) atenderá 200 crianças na Zona Sul

Unidade localizada no Jardim Morais Prado, Capela do Socorro, é a quarta das 45 unidades escolares que serão entregues até 2024

Publicado em: 11/08/2023 14h13 | Atualizado em: 11/08/2023

Fotografia mostra prédio de novo CEI. No chão há uma espiral desenhada nas cores amarelo e vermelho, pode-se ver ainda balanços, bancos e brinquedos de plástico em formato de animais. Na lateral do prédio, há barras de metal curvadas na cor azul.
A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira (11) o Centro de Educação Infantil (CEI) Cleonice Serôa da Motta Berardinelli, localizado na região da subprefeitura de Capela do Socorro, na Zona Sul. Esta é a quarta das 45 unidades escolares que serão entregues até 2024 e tem capacidade para atender cerca de 200 crianças com idade entre 0 e 3 anos, fase crucial da vida da criança, pois é quando ocorre um rápido crescimento e desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social.

“Estamos inaugurando mais essa creche, para 200 crianças, com toda a estrutura necessária para atender bem cada aluno, com acessibilidade, sustentabilidade, com o reuso da água. Todas as ações necessárias para uma cidade que está na vanguarda, sempre antenada em não só fazer, mas fazer cada vez melhor”, lembrou o prefeito Ricardo Nunes.

As obras para este novo equipamento geraram 34 empregos na construção civil e contaram com o investimento de R$ 4,6 milhões. Construída pelo Departamento de Obras e Manutenção da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), a escola tem cerca de 1.000 m² de área construída, dois pavimentos, três berçários, brinquedoteca com varanda, refeitório, cozinha, lactário (espaço para higienização de mamadeiras e outros alimentos), playground e solário (local para realização de atividades ao ar livre). Além disso, a creche conta com coordenadoria pedagógica, almoxarifado e sanitários infantis.

“Será mais uma opção para nossas crianças em um ambiente estruturado e estimulante para desenvolver todas as habilidades dessa etapa tão rica que é a primeira infância”, afirma o secretário Padula.

O novo centro também está equipado com sistemas sustentáveis em suas instalações, com água de reuso, placas solares para aquecimento da água utilizada nos banheiros e módulos fotovoltaicos para geração de energia.

“Só aqui nesta região, na parte de educação, temos reformas e ampliações em 60 escolas, que passam por essas reformulações justamente para melhorarmos o ensino para as nossas crianças. Hoje inauguramos esta escola, que conta com itens de sustentabilidade e acessibilidade”, disse o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro.

Primeira Infância
É na primeira infância que se estabelecem as bases para o desenvolvimento e bem-estar de uma pessoa, pois, durante os primeiros anos de vida, o cérebro da criança está em constante desenvolvimento e é altamente influenciável pelas experiências e interações que ela tem com o ambiente. Por isso que essa fase é considerada tão importante.

Fila zerada
A Prefeitura mantém a fila de creche zerada pelo terceiro ano consecutivo. O atendimento é possível graças a parcerias firmadas com cerca de 700 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e à ampliação de vagas nas CEIs já existentes, garantindo atendimento de todas as famílias cadastradas. Atualmente, há mais de 300 mil crianças de 0 a 3 anos matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEI).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

professora em sala de aula

Prefeitura autoriza convocação de 213 novos professores para a Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 29/11/2025 10h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Na imagem, uma estudante da Imprensa Jovem aparece em primeiro plano, de costas, vestindo um colete laranja com a identificação do programa. À frente dela, no palco, a secretária excutiva pedagógica, Maria Silvia Bacila, segura um microfone e fala ao público. Ao fundo, um telão exibe o título “Aprender e ensinar nas Adolescências

SME realiza II Fórum Ampliado do Grupo de Trabalho “Aprender e Ensinar nas Adolescências”

Publicado em: 28/11/2025 6h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma área externa com um redário.

EMEI Machado de Assis inaugura redário para momentos de leitura e relaxamento

Publicado em: 28/11/2025 12h00 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Uma criança andando sobre um banco longo de madeira com a auxilio de uma amigo e uma amiga que seguram suas mão no projeto.

EMEI CEU Rosa da China promove vivência de “Quintal do Brincar”

Publicado em: 28/11/2025 11h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de uma estudante de costas fazendo atividade de matemática na lousa branca.

Professora inova no ensino de Matemática com uso de jogos e vivências na EMEF Paulo Duarte

Publicado em: 28/11/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

«1 2 3 1.605