Notícias

Nova maratona de Aulões de Educomunicação começa nesta terça-feira (20)

Oficinas 100% online e gratuitas têm oferta de 1.900 vagas

Publicado em: 19/04/2021 18h01 | Atualizado em: 19/04/2021
Imagem de um notebook sobre uma mesa com pote com lápis de escrever do lado direito. No centro da tela do computador o texto: Aulão de Educomunicação

Profissionais da Educação, estudantes e famílias terão mais uma oportunidade para participar da segunda maratona de Aulões de Educomunicação da Rede Municipal de Ensino. De 20 a 29 de abril, acontecerão 19 Aulões em oito dias de atividades com oferta de 1.900 vagas, promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), por meio do Núcleo de Educomunicação.

Aulões são oficinas e diálogos 100% online e gratuitos com especialistas sobre diversos assuntos educomunicativos que visam desenvolver ideias a serem utilizadas nas aulas com estudantes. Os encontros ocorrem pelo Google Meet e sua duração varia entre 45 minutos e 2 horas. Os participantes recebem certificação.

(Acesse o Formulário de Inscrição) Você pode participar de mais de um Aulão, basta preencher a inscrição individual por tema.

As oficinas contemplam os mais variados temas que vão desde a produção de HQ; criação de Vídeoaula, de Roteiro, de Stopmotion, de Vídeos Performáticos; Fact-Cheking; Direitos Autorais e Recursos Educacionais Abertos (REA); Design Thinking; Radiodramaturgia e audiosérie; Ensino Híbrido; Técnicas de Comunicação; Desinfodemia e Educomunicação; Produção de Filme de 1 plano; Cinema Africano; Audiovisual, Vulnerabilidade e Pandemia; Apreciação de Curtas; Leitura de imagens.

Estas atividades têm como objetivos promover a Educação Midiática por meio da Educomunicação; potencializar o aprendizado para produção e leitura crítica da mídia; oferecer conhecimentos para o desenvolvimento de práticas que coloquem o estudante no centro do aprendizado e dinamizar processos para promoção do Ensino Híbrido.

Acesse a página do Núcleo de Educomunicação/Aulões e saiba todos os detalhes sobre as atividades.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem horizontal com fundo azul texturizado e elementos geométricos em tons de azul, verde-azulado e branco. No canto superior esquerdo, aparece a identificação da EMFORPEF – Escola Municipal de Formação de Profissionais da Educação do Futuro. Ao centro, sobre uma faixa verde-azulada, está o texto em branco: “Formação para Supervisores de Estágio”. Na parte inferior, há formas geométricas arredondadas em diferentes tamanhos e cores, compondo a identidade visual da arte.

Formação para Supervisores de Estágio abre 390 vagas na Rede Municipal 

Publicado em: 20/08/2026 6h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Tamanho Site (48)

SME realiza nova convocação de Auxiliar Técnico de Educação e Professor de Educação Infantil

Publicado em: 20/08/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (47)

SME apoia escolas no planejamento de atividades para reposição de dias letivos

Publicado em: 20/08/2026 3h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Em um auditório do CEU Inácio Monteiro, uma mulher fala ao microfone enquanto outras duas mulheres estão sentadas em poltronas no palco. Ao fundo, um telão exibe uma apresentação com o título “Entendeu por que a Rede Somos surgiu?”, além dos logotipos da Rede Somos e da Prefeitura de São Paulo.

Divisão dos CEUs da DRE Guaianases promove bate-papo sobre saúde mental

Publicado em: 19/08/2026 4h43 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

magem horizontal com fundo azul-escuro e composição gráfica circular formada por formas geométricas em verde-claro, azul-petróleo, laranja, rosa e lilás. No centro, sobre um círculo azul-escuro, aparece o texto “Prêmio LED – Luz na Educação”, com “LED” em letras grandes na cor verde-claro e o símbolo do prêmio ao lado.

Prêmio LED abre inscrições para projetos de inovação na educação 

Publicado em: 18/08/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.690