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“Nós queremos caminhar junto com esses diretores”, afirma secretária executiva pedagógica sobre requalificação intensiva

A Secretária Executiva Pedagógica, Maria Sílvia Bacila, será responsável pela formação que contará com vivência em outras unidades

Publicado em: 28/05/2025 10h00 | Atualizado em: 28/05/2025
Secretária Executiva Pedagógica, Maria Sílvia Bacila

O programa de requalificação intensiva para os 25 diretores de escolas prioritárias, dentro das ações do Programa Juntos pela Aprendizagem (JA), já está definido. Em entrevista ao G1, a secretária Executiva Pedagógica da SME, Maria Sílvia Bacila, detalhou a estrutura da formação que começa a partir da próxima segunda-feira (02),

A formação intensiva em período integral tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional dos diretores para melhorar a gestão pedagógica das escolas e a garantia das aprendizagens dos estudantes.

No cronograma consta um estudo de caso, análise de dados, estudos de referenciais, legislação, seminários, palestras e vivências em unidades com perfil semelhante.

“Nós estamos trazendo esse diretor para um processo formativo coletivo em que nós queremos caminhar junto com esses diretores para podermos, sim, superar resultados que são altamente desafiadores para todos nós e não para eles, mas para todos nós”, destacou Bacila.

O processo formativo também vai oportunizar aos diretores viverem vivências imersivas em outras unidades com bons resultados permitindo um compartilhamento de práticas e experiências em contextos e desafios semelhantes. “Os diretores foram convocados para um processo de desenvolvimento profissional”, enfatizou Bacila.

Durante o processo de formação os diretores não terão nenhum prejuízo salarial e as escolas terão reforço de mais um Assistente de Direção (AD) para apoio na gestão. Depois do período formativo os diretores retornarão para as unidades com ações pedagógicas.

A formação dos diretores faz parte de um conjunto de políticas públicas dentro do Programa Juntos pela Aprendizagem (JA) que tem diversos eixos como: engajamento, material didático, processos de avaliação, formação continuada, gestão escolar e educação integral em tempo ampliado.

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