Notícias

Nerd com Orgulho

Conheça as práticas da EMEF Carlos Augusto de Queiroz Rocha na 6ª Semana do Orgulho Nerd

Publicado em: 04/06/2021 15h37 | Atualizado em: 09/09/2022

A 6ª Semana do Orgulho Nerd é um projeto desenvolvido pela professora de sala de leitura Cristiane Heri Garcia da Silva, na EMEF Carlos Augusto de Queiroz Rocha, localizada no Jardim Miriam, distrito Cidade Ademar. Dos dias 24 a 28 de maio deste ano, os estudantes da unidade tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre assuntos como Cultura Pop, com a finalidade de estimular os estudantes a fazer relações entre os filmes, livros e a vida real. Para isso, a professora utilizou diversos recursos, como: pôsteres, filmes, livros,  figuras de ação, objetos relacionados aos filmes e aos livros.

Nerd (1)

Desta vez, o principal tema foi “O Mundo Mágico de Harry Potter” e conta com todos esses materiais presentes na imagem acima, que permitem uma experiência completa por parte dos estudantes. Através da explicação da professora e contato com os materiais, os estudantes aprenderam os impactos dos filmes e livros na Cultura Pop e literatura atual, além de conhecer mais a fundo “O Mundo Mágico de Harry Potter”, amado por muitas pessoas. 

Uma das práticas realizadas durante a sala de aula foi uma roda de conversa direcionada aos conhecimentos prévios dos estudantes sobre cultura Nerd. Após saber o que todos sabiam sobre o tema, a professora explicou o significado dos termos “Geek” e “Nerd”. Ademais, os estudantes serão estimulados a entender diversos fatos e acontecimentos importantes do ponto de vista Geek, além de aprender novas práticas inseridas nesse mundo, como o Cosplay. 

A partir das discussões direcionadas pela professora, foram elaboradas reflexões acerca da mudança no pensamento Nerd nos últimos anos, a importância do cinema para a divulgação de obras literárias e compreender a existência de um público totalmente conectado a tudo que acontece e são impactadas com eventos sobre esse tema. Posteriormente, a professora propõe a comemoração do Dia Do Orgulho Nerd com um concurso de Cosplay feito pelos estudantes. 

Essa semana é importante para os estudantes, que podem considerar o que aprenderam como uma oportunidade de entrar em um mundo novo para eles, repleto com um conteúdo de qualidade, que pode trazer muito conhecimento, e acima de tudo, diversão.

Nerd (2)

Por Arnaldo Dib

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um homem em pé no placo falando ao microfone e ao fundo projetado em um teláo o texto

SME realiza formação sobre atualização curricular do Ensino Fundamental 

Publicado em: 13/03/2026 3h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com uma mulher negra em destaque centralizado e o fundo com a fachada de um CEU.

CEU Azul da Cor do Mar oferece atividades voltadas à saúde da mulher

Publicado em: 13/03/2026 1h37 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Fotografia com várias meninas e meninos. Eles estão em frente a uma lousa de vidro e seguram envelopes de cartas.

Cartas que aproximam: projeto fortalece leitura, escrita e vínculo entre escola e comunidade 

Publicado em: 13/03/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Duas pessoas com curativo no braço após doação de sangue

TCM realiza Campanha de Doação de Sangue 2026 em parceria com a Fundação Pró-Sangue 

Publicado em: 12/03/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem de imagens mostra mudas de plantas em recipientes para cultivo, um espaço educativo com colmeias e placas informativas sobre abelhas e painel expositivo com materiais e garrafas reutilizadas, relacionados a práticas de sustentabilidade e educação ambiental em ambiente escolar.

Tecnologias Sustentáveis transforma escola da zona sul em referência de educação ambiental  

Publicado em: 12/03/2026 3h38 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

«1 2 3 1.633