Notícias

Narrativas de Refúgio é tema de apresentação que ocorre em 10 CEUs da capital

Projeto de narração de histórias é baseado em relatos reais de crianças refugiadas; apresentação é acessível em Libras

Publicado em: 23/05/2022 11h37 | Atualizado em: 23/05/2022
Fotografia de duas mulheres na frente de um grupo de crianças contando histórias infantis

Neste mês de maio, 10 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo vão receber a apresentação de narração de histórias do Grupo Raconto “Narrativas de Refúgio”. O espetáculo é baseado em relatos reais de crianças refugiadas que tiveram que abandonar sua vida e moradia para sair de seus países por dificuldades ou guerras.

As apresentações acontecem nas Bibliotecas das unidades e são destinadas para o público do CEU, em especial para crianças de 6 a 10 anos. Todas as apresentações são acompanhadas por um intérprete de Libras que participa da narração a fim de oportunizar o acesso, sem restrições, ao texto às pessoas com surdez ou deficiência auditiva. 

O espetáculo narra histórias de crianças refugiadas, a trajetória ao deixar seu país de origem, fugindo de dificuldades ou guerras. Transmite conceitos sobre relações humanas, ética e identidade. As histórias evidenciam a relação das crianças refugiadas com o território e destaca a importância dos detalhes para a construção da história pessoal e social. A cada encontro, dois contos serão narrados.

Muitos questionam a temática sobre guerra e migração para este público, porém, o que percebemos, é que isso já faz parte do dia a dia das crianças. Conversar de forma lúdica e delicada, nos possibilita abrir janelas para emoções que foram guardadas”, afirma Paula Aguiar, idealizadora do projeto.

Os CEUs Butantã, Uirapuru, Paraisópolis e Capão Redondo já receberam o projeto, que envolve narrações de histórias focadas na oralidade e mediação de leitura literária. Paula conta que houve uma movimentação dos bibliotecários, em separarem livros com temáticas semelhantes, para que as crianças aprofundem os conhecimentos sobre o tema.

Confira o cronograma de apresentações nos CEUs:

23/05 (segunda-feira)

CEU Feitiço da Vila às 10h

24/05 (terça-feira)

CEU Guarapiranga às 10h

26/05 (quinta-feira)

CEU Campo Limpo às 10h

27/05 (sexta-feira)

CEU Cantos do Amanhecer às 10h

CEU Casa Blanca às 14h

30/05 (segunda-feira)

CEU Vila do Sol às 10h

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma Menina Pintando Com Tinta
1 2 3 1.426