Notícias

NAAPA 2018: investindo na identidade do núcleo

Reunião de encerramento das atividades de 2018 promove análise das ações desenvolvidas nas 13 Diretorias Regionais

Publicado em: 27/02/2019 13h29 | Atualizado em: 30/11/2020

finalizanaapa2018_740x430.jpg

No dia 3 de dezembro de 2018, aconteceu nas dependências da UMAPAZ, no Parque do Ibirapuera, a reunião de encerramento das atividades de formação continuada das equipes do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem – NAAPA.

Os participantes celebraram as conquistas de 2018, como a implantação da planilha de registro do NAAPA que possibilita o monitoramento das atividades de apoio e acompanhamento desenvolvidas nas 13 DREs da cidade. O documento permite a análise quantitativa e dinâmica dos procedimentos desenvolvidos pelas equipes dos NAAPAs com vistas à efetivação de direitos de crianças e adolescentes matriculados na Rede Municipal de Ensino (RME) e à promoção de melhores condições de permanência e aprendizagens dos estudantes acompanhados pelo Núcleo.

Como a única Secretaria Municipal de Educação do país a desenvolver uma política pública de atendimento ao estudante pautada pelos princípios da psicopedagogia institucional e da psicologia escolar, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do NAAPA, durante o ano de 2018, investiu no processo de formação continuada das equipes, de modo a fortalecer a identidade do psicopedagogo institucional do NAAPA e do psicólogo escolar. Com o apoio da professora doutora Lílian Aparecida Cruz Dugnani e da doutoranda Fernanda Pereira Medeiros, foram construídos percursos de trabalho orientados pelo Currículo da Cidade, alinhando a prática dos especialistas às diretrizes de trabalho da Coordenadoria Pedagógica da SME.

Dessa forma, as atividades das equipes do NAAPA organizaram-se a partir do compromisso ético da não medicalização e da não patologização dos problemas de aprendizagem e sustentaram-se pelos princípios norteadores do Currículo da Cidade, da Educação Integral, da Equidade e da Educação Inclusiva.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudante está olhando pelo telescópio.

Estudantes da EMEF Paulo Duarte estão ‘De olho no Céu’

Publicado em: 20/05/2022 4h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Logotipo do Parlamento Jovem

Estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental podem se inscrever para o Parlamento Jovem 2022

Publicado em: 20/05/2022 1h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante da Educação de Jovens e Adultos. Ela possui cabelos grisalhos, usa óculos e máscara de proteção individual. Ela está sentada atrás da sua carteira escolar e sobre a mesa tem seu material escolar.

Matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos

Publicado em: 20/05/2022 8h00 - em Educação de Jovens e Adultos

Fotografia de uma réplica de uma pirâmide, mostrando um cartaz e um quadro.
Imagem aérea da empena de um Grafite com 128 metros quadrados no CEU Heliopolis

CEU Heliópolis ganha grafite de 128 m² que muda paisagem do bairro

Publicado em: 19/05/2022 12h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.239