Mutirão de Saúde Ocular atende estudantes da Prefeitura de São Paulo

Ação ocorre nos dias 3 e 31 de agosto e 28 de setembro, em quatro unidades de saúde

Publicado em: 29/07/2019 14h50 | Atualizado em: 04/05/2021

Nos dias 3 e 31 de agosto e 28 de setembro, estudantes que cursam o primeiro ano do Ensino Fundamental nas escolas municipais de São Paulo vão participar do mutirão do Programa Visão do Futuro. Este é o 6º ano em que a parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde trabalham com o Governo do Estado de São Paulo para a prevenção e recuperação da saúde ocular das crianças.

Durante a ação os estudantes passam por atendimento oftalmológico para prescrição das lentes corretivas e podem escolher uma armação. Casos mais graves ou complexos são encaminhados para atendimento especializado.

Os mutirões oftalmológicos ocorrem aos sábados e as famílias são encarregadas de comparecer no dia e horário determinado pela organização do programa para serem levadas com ônibus para os locais de atendimento, localizados em quatro unidades de saúde: Hospital das Clínicas, a UNIFESP, o Hospital CEMA e o Instituto Suel Abujamra. O início do atendimento ocorre às 9 horas e o término às 12 horas. As crianças recebem lanche durante todo o período do mutirão.

Nos dias 4 e 25 de maio o programa atendeu 1.686 estudantes do primeiro ano e os remanescentes do 2º ano. Em julho, entregou 791 óculos. As prescrições para os casos mais complexos serão entregues até início de agosto.