Notícias

Mutirão da Diversidade na EMEI São Paulo

Projeto revitaliza muros da escola e trabalha relações étnico-raciais

Publicado em: 22/12/2015 13h18 | Atualizado em: 30/11/2020

mutirao_diversidade_740_x_430.jpg

No dia 28 de novembro, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) São Paulo, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, realizou a última etapa do projeto Mutirão da Diversidade. O projeto foi resultado da aplicação dos Indicadores da Qualidade da Educação Infantil Paulistana, que resultou na elaboração do Plano de Ação e suas metas. O projeto foi realizado de forma coletiva, com o objetivo de atender as demandas que naquele momento precisavam ser melhoradas.

No decorrer do segundo semestre, foi iniciada a articulação das demandas, integrando as necessidades de melhora do muro externo da escola, e dos aspectos pedagógicos, que apontaram a necessidade de incluir no projeto pedagógico a construção de um currículo que problematizasse as relações étnico-raciais e a quebra do silêncio sobre essa questão.

mutirao_diversidade_III_740_x_430.jpg

“Para atingir nossos objetivos e articular as duas demandas, trabalhamos com livros sobre a temática indígena, africana e técnicas de pintura de azulejos. Em um primeiro momento fizemos a sensibilização das crianças com filmes e leitura de diferentes contos africanos e indígenas e diversas técnicas de pintura. Após este processo, fizemos oficinas para pintura dos azulejos com as crianças para aplicação no muro da escola”, conta a coordenadora pedagógica Juliana dos Reis.

O primeiro mutirão ocorreu no dia 14 de novembro e contou com a participação de toda comunidade escolar (pais, crianças, professores e gestores). Além da aplicação dos azulejos das crianças no muro, foi realizada, na área interna da escola, oficina de pintura entre as crianças e suas famílias.

mutirao_diversidade_II_740_x_430.jpg

Para finalizar o projeto, foi organizado um segundo mutirão para complementar o trabalho realizado no primeiro e ampliar as mandalas que coroam e ilustram na prática o resultado do trabalho coletivo que contempla a temática das relações étnico-raciais.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudante negro fazendo leitura em ambiente de sala de aula do livro

I Semana de Literatura da EMEF Jardim Mitsutani I celebra ancestralidade e afrofuturismo

Publicado em: 28/08/2023 6h15 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra parte de um rosto feminino com foco na boca em movimento de fala

Curso EAD “Promovendo o Bem-estar Vocal do Professor” está com inscrições abertas

Publicado em: 28/08/2023 4h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Duas crianças com uniformes da prefeitura jogam um jogo de tabuleiro com peças de animais

Festival do Jogo da Onça reuniu mais de 2 mil crianças nas 13 DREs

Publicado em: 25/08/2023 4h00 - em CEU e COCEU

Imagem 1 Certa

Estudantes da EMEF Padre Aldo da Tofori escrevem livro infanto-juvenil que tangencia pautas sociais

Publicado em: 25/08/2023 1h33 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Imagem das mãos de duas pessoas onde uma entrega um certificado para outra.

Educadores da Rede Municipal já podem se inscrever para o Prêmio Professor em Destaque 2023

Publicado em: 25/08/2023 1h17 - em Secretaria Municipal de Educação

1 104 105 106 107 108 1.477