Muros de escola se transformam em telas com grafites inspirados em projetos educacionais

3ª edição do Graffiti School aconteceu no CEI Vila Missionária trazendo arte, beleza e informação para comunidade escolar

Publicado em: 17/09/2019 15h26 | Atualizado em: 30/11/2020

grafitenoCEI_740X430.png

No último sábado (14) aconteceu a terceira edição do Graffiti School, no Centro de Educação Infantil (CEI) Vila Missionária, da Diretoria Regional de Santo Amaro, um projeto que trás arte, beleza e informação para os espaços escolares.

A ideia de incentivar esta ação se deu após a equipe escolar do CEI saber sobre a segunda edição do Graffiti School na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Coelho Neto.

O Professor de Arte Patrick Toledo, da EMEF Coelho Neto, curador e coordenador do Projeto Graffiti School, explica que os artistas se inspiraram no universo infantil do CEI. Doze artistas renomados de várias regiões da Grande São Paulo trouxeram sua arte para colorir os muros externos do Centro de Educação Infantil, localizado na periferia da Zona Sul de São Paulo: Binho, Sotaq, Mogle, Chivitz, Minhau, Elvis Mourão, Sow, Pixote, Nojon, Pack, Cadumen, Grego.

Os artistas captaram a essência dos projetos escolares e transformaram em arte nos muros da unidade. Foram feitos desenhos ilustrando atividades como: horta, meio ambiente, cultura indígena e cordel. Até os triciclos utilizados pelas crianças estão representados pela obra criada pelo artista Chivtz.

O CEI realiza um projeto de expansão da educação para além dos muros da escola, fazem visitas periódicas na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professor Celso Ferreira, próxima ao CEI, e em outros territórios da cidade, como o Centro Educacional Unificado (CEU) Alvarenga e Sesc Interlagos, buscando formas efetivas de tornar o currículo mais rico e integrador.

Para Ellen Cristina, Diretora do CEI Vila Missionária, é imensurável o impacto que o trabalho destes artistas farão na vida dos bebês e crianças, bem como em todo entorno da escola. “As crianças do nosso CEI estão vibrando, a educação necessita transpor os muros da escola, nós estamos caminhando para isso. “Trazer cultura e lazer para o entorno é trazer esperança e referência para a comunidade”, ressalta Ellen.

O Professor de arte e coordenador do projeto comentou sobre a experiência. “Foi emocionante para todos os artistas envolvidos o carinho com que a equipe do CEI, a comunidade como um todo e em especial as crianças receberam o trabalho. Todos os artistas agradeceram a oportunidade de poder contribuir com o projeto e proporcionar toda essa experiência estética própria da arte”, finaliza Patrick.

As próximas edições do Graffiti School já estão agendadas, no dia 5 de outubro, será a vez da EMEI Breno Ferraz do Amaral receber as intervenções artísticas, e no dia 9 de novembro, na EMEF 8 de Maio.

Veja as fotos:

grafitetexto_740x430.jpg

grafitetexto2_740x430.jpg

grafitetexto3_740x430.jpg

grafitetexto4_740x430.jpg

grafitetexto6_740x430.jpg

grafitetexto5_740x430.jpg

Confira mais fotos desta ação no álbum.

Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma mulher auxiliando crianças no processo de higiene Mães Guardiãs

Secretaria Municipal de Educação participa do Encontro POT Mães Guardiãs