Notícias

Movimento ‘Consciência Feminina na Escola’ promove ações e reflexões em celebração ao mês da mulher

Conheça a  origem da iniciativa na EMEF Padre José Pegoraro, da DRE Capela do Socorro,  e atividades programadas para este mês de março, incluindo ação "Toda palavra deixa rastro - Proteja suas amigas" e outras iniciativas

Publicado em: 08/03/2024 10h31 | Atualizado em: 08/03/2024
Fotografia de várias estudantes do movimento "Consciência Feminina na Escola".

Uma motivação coletiva pode gerar grandes transformações. E foi isso que ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre José Pegoraro, da DRE Capela do Socorro. Há alguns anos, um grupo de jovens meninas bateu a porta da sala de aula da professora de Arte, Lucidalva de Azevedo Ribeiro Gonçalves, para pedir seu apoio em uma intervenção que gostariam de fazer no banheiro feminino da escola. 

A professora Lucidalva lembra que elas tinham tudo organizado com anotações, desenhos e no alto da folha que carregavam lia-se “CFE – Consciência Feminina na Escola”. “O movimento começou por uma motivação, um incômodo das estudantes e, por isso, tão valoroso e permanente. Nesse dia, nenhuma de nós sabíamos, mas estava nascendo nossa ‘revolução’”, contou.

Desde então, o movimento tem se consolidado como uma voz ativa na luta pela igualdade de gênero e pela valorização das mulheres.  Mesmo durante o período de pandemia, as atividades do CFE continuaram, demonstrando a resiliência e a determinação das participantes em manter viva a causa.

No mês de março, o movimento de jovens estudantes organiza uma série de atividades para toda a comunidade escolar com intuito de refletir e lutar pela valorização das mulheres e combater a violência sofrida por elas. 

Nesse sentido, uma das principais iniciativas planejadas é a ação “Toda palavra deixa rastro – Proteja suas amigas”, que visa conscientizar sobre a importância do apoio mútuo entre as mulheres e combater a cultura do silêncio em casos de violência e assédio.

Além disso, outras atividades incluem a campanha via redes sociais “Dia de luto, dia de luta”, na qual familiares, amigos e seguidores são convidados a vestir uma peça de roupa preta no Dia Internacional das Meninas e Mulheres. Na escola também fazem a ação presencial, além de uma cerimônia para hastear da bandeira em celebração ao “Mês Internacional da Mulher – mês de luta, resistência e memória” que acontecerá na próxima segunda-feira (11).

Outros eventos previstos incluem a “Ciranda de meninas”, destinada aos estudantes do 3º e 4º anos para discutir sobre masculinidade, e a participação no projeto #LeiaMulheres, que incentiva a leitura de obras escritas por mulheres.

As ações planejadas para o mês de março pela Consciência Feminina na Escola é uma oportunidade de fortalecer laços, promover reflexões e celebrar as conquistas femininas ao longo da história.

O movimento convida toda a comunidade escolar a participar das atividades programadas e a se engajar na luta pela igualdade de gênero e pelo empoderamento das mulheres.

Para mais informações sobre o movimento e as atividades programadas, os interessados podem acessar o perfil oficial do CFE no Instagram.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.442