Notícias

Movimento ‘Consciência Feminina na Escola’ promove ações e reflexões em celebração ao mês da mulher

Conheça a  origem da iniciativa na EMEF Padre José Pegoraro, da DRE Capela do Socorro,  e atividades programadas para este mês de março, incluindo ação "Toda palavra deixa rastro - Proteja suas amigas" e outras iniciativas

Publicado em: 08/03/2024 10h31 | Atualizado em: 08/03/2024
Fotografia de várias estudantes do movimento "Consciência Feminina na Escola".

Uma motivação coletiva pode gerar grandes transformações. E foi isso que ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre José Pegoraro, da DRE Capela do Socorro. Há alguns anos, um grupo de jovens meninas bateu a porta da sala de aula da professora de Arte, Lucidalva de Azevedo Ribeiro Gonçalves, para pedir seu apoio em uma intervenção que gostariam de fazer no banheiro feminino da escola. 

A professora Lucidalva lembra que elas tinham tudo organizado com anotações, desenhos e no alto da folha que carregavam lia-se “CFE – Consciência Feminina na Escola”. “O movimento começou por uma motivação, um incômodo das estudantes e, por isso, tão valoroso e permanente. Nesse dia, nenhuma de nós sabíamos, mas estava nascendo nossa ‘revolução’”, contou.

Desde então, o movimento tem se consolidado como uma voz ativa na luta pela igualdade de gênero e pela valorização das mulheres.  Mesmo durante o período de pandemia, as atividades do CFE continuaram, demonstrando a resiliência e a determinação das participantes em manter viva a causa.

No mês de março, o movimento de jovens estudantes organiza uma série de atividades para toda a comunidade escolar com intuito de refletir e lutar pela valorização das mulheres e combater a violência sofrida por elas. 

Nesse sentido, uma das principais iniciativas planejadas é a ação “Toda palavra deixa rastro – Proteja suas amigas”, que visa conscientizar sobre a importância do apoio mútuo entre as mulheres e combater a cultura do silêncio em casos de violência e assédio.

Além disso, outras atividades incluem a campanha via redes sociais “Dia de luto, dia de luta”, na qual familiares, amigos e seguidores são convidados a vestir uma peça de roupa preta no Dia Internacional das Meninas e Mulheres. Na escola também fazem a ação presencial, além de uma cerimônia para hastear da bandeira em celebração ao “Mês Internacional da Mulher – mês de luta, resistência e memória” que acontecerá na próxima segunda-feira (11).

Outros eventos previstos incluem a “Ciranda de meninas”, destinada aos estudantes do 3º e 4º anos para discutir sobre masculinidade, e a participação no projeto #LeiaMulheres, que incentiva a leitura de obras escritas por mulheres.

As ações planejadas para o mês de março pela Consciência Feminina na Escola é uma oportunidade de fortalecer laços, promover reflexões e celebrar as conquistas femininas ao longo da história.

O movimento convida toda a comunidade escolar a participar das atividades programadas e a se engajar na luta pela igualdade de gênero e pelo empoderamento das mulheres.

Para mais informações sobre o movimento e as atividades programadas, os interessados podem acessar o perfil oficial do CFE no Instagram.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440