Notícias

Modalidades Paralímpicas são tema de seminário de formação para professores da rede municipal

Ação reuniu 50 professores e analistas, que puderam praticar parabadminton, atletismo, tiro com arco e bocha paralímpica

Publicado em: 16/09/2022 15h59 | Atualizado em: 16/09/2022
A imagem mostra professores caminhando vendados pela pista de atletismo do Centro Paralímpico Brasileiro. O chão é laranja, com listras brancas separando as pistas e cones coloridos, além de outros acessórios de atletismo. Na frente, uma mulher de cabelo cacheado curto, calça preta e camiseta cinza caminha vendada com os braços erguidos para frente. Ao lado direito dela estão um homem e uma mulher que também participam da atividade, com as vendas erguidas. Ao fundo estão outras seis pessoas envolvidas em outras atividades.

No dia 3 de setembro professores da rede municipal de ensino participaram do Seminário de Modalidades Paralímpicas, ação de formação da COCEU/DIESP em parceria com o Centro Paralímpico Brasileiro (CPB). As modalidades apresentadas foram parabadminton, atletismo, tiro com arco e bocha Paralímpica. A formação contou com uma parte teórica e outra prática, com introdução, regras, classificação e vivência da modalidade, dentro do CPB. 

Estavam presentes 50 professores de Educação Física de EMEFs, EMEBS e EMEFMs, bem como Analistas de Informações, Cultura e Desporto de Educação Física dos CEUs, que tiveram a oportunidade de aperfeiçoar sua prática metodológica para poder oferecer mais oportunidades e desenvolver o potencial dos estudantes com deficiência e contribuir para a formação de um ambiente escolar mais inclusivo.

O objetivo do seminário é disseminar as práticas esportivas paralímpicas para os professores ou alunos no cotidiano da sala de aula, contribuindo para a ampliação do repertório cultural desportivo e paradesportivo, de acordo com o eixo temático do Esporte presente no Currículo da Cidade, com base nas orientações contidas no documento de Educação Integral, Equidade e Educação Inclusiva. As modalidades apresentadas foram pensadas para que o paradesporto seja desenvolvido nas mais variadas Unidades Educacionais, que terão a possibilidade de implementar tanto a estrutura, quanto os materiais e acessórios utilizados no ambiente escolar. 

Próximas ações e histórico

Um dos resultados deste tipo de ação é, por exemplo, o Festival de Atletismo Paralímpico das Olimpíadas Estudantis e InterCEUs de 2022, que acontece no dia 21 de setembro, no CPB. O evento esportivo reúne estudantes de escolas municipais de Ensino Fundamental, Médio e Centros Educacionais Unificados (CEUs). As crianças e jovens inscritos poderão competir nas provas de pista, corridas, e em provas de campo, como arremessos e saltos. 

Também já funcionam 4 polos de atletismo paralímpico, que são como pontos de encontro regionais que reúnem alunos com deficiência para a prática de 11 modalidades paradesportivas no CPB. As Unidades Educacionais que funcionam como polos de atendimento atualmente são quatro: as EMEFs Alexandre Gusmão, Fábio da Silva Prado, Irineu Marinho e Júlio César de Melo e Sousa-Malba Tahan.

Nos próximos meses, estão previstas outras formações de professores de Educação Física voltadas para alunos com deficiência física, Síndrome de Down e estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma sala de Centro de Educação Infantil com móveis pequenos de madeiras para bebês e uma tenda de tule laranaja e vermelho ao centro.
Fotografia de um auditório repleto de pessoas sentadas em momento de palestra.

Formação aborda acessibilidade curricular para estudantes cegos

Publicado em: 14/07/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Pessoa entrega um certificado a outra durante uma cerimônia de premiação. A imagem mostra apenas as mãos dos participantes e o momento da entrega do documento, simbolizando o reconhecimento de profissionais da educação.

Prêmio Professor em Destaque abre inscrições para a edição 2026 

Publicado em: 14/07/2026 2h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Em uma sala de formação, uma mulher em pé apresenta uma atividade para um grupo de participantes sentados em cadeiras organizadas em semicírculo. Ao fundo, há uma tela de projeção, um computador e uma mesa de apoio. Os participantes observam atentamente a apresentação, em um ambiente interno com cortinas claras e paredes neutras.

Programa EntreNós fortalece formação de Auxiliares Técnicos de Educação na DRE Pirituba/Jaraguá 

Publicado em: 14/07/2026 10h03 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Recreio Nas Férias (1)
«1 2 3 1.678