Notícias

Modalidades Paralímpicas são tema de seminário de formação para professores da rede municipal

Ação reuniu 50 professores e analistas, que puderam praticar parabadminton, atletismo, tiro com arco e bocha paralímpica

Publicado em: 16/09/2022 15h59 | Atualizado em: 16/09/2022
A imagem mostra professores caminhando vendados pela pista de atletismo do Centro Paralímpico Brasileiro. O chão é laranja, com listras brancas separando as pistas e cones coloridos, além de outros acessórios de atletismo. Na frente, uma mulher de cabelo cacheado curto, calça preta e camiseta cinza caminha vendada com os braços erguidos para frente. Ao lado direito dela estão um homem e uma mulher que também participam da atividade, com as vendas erguidas. Ao fundo estão outras seis pessoas envolvidas em outras atividades.

No dia 3 de setembro professores da rede municipal de ensino participaram do Seminário de Modalidades Paralímpicas, ação de formação da COCEU/DIESP em parceria com o Centro Paralímpico Brasileiro (CPB). As modalidades apresentadas foram parabadminton, atletismo, tiro com arco e bocha Paralímpica. A formação contou com uma parte teórica e outra prática, com introdução, regras, classificação e vivência da modalidade, dentro do CPB. 

Estavam presentes 50 professores de Educação Física de EMEFs, EMEBS e EMEFMs, bem como Analistas de Informações, Cultura e Desporto de Educação Física dos CEUs, que tiveram a oportunidade de aperfeiçoar sua prática metodológica para poder oferecer mais oportunidades e desenvolver o potencial dos estudantes com deficiência e contribuir para a formação de um ambiente escolar mais inclusivo.

O objetivo do seminário é disseminar as práticas esportivas paralímpicas para os professores ou alunos no cotidiano da sala de aula, contribuindo para a ampliação do repertório cultural desportivo e paradesportivo, de acordo com o eixo temático do Esporte presente no Currículo da Cidade, com base nas orientações contidas no documento de Educação Integral, Equidade e Educação Inclusiva. As modalidades apresentadas foram pensadas para que o paradesporto seja desenvolvido nas mais variadas Unidades Educacionais, que terão a possibilidade de implementar tanto a estrutura, quanto os materiais e acessórios utilizados no ambiente escolar. 

Próximas ações e histórico

Um dos resultados deste tipo de ação é, por exemplo, o Festival de Atletismo Paralímpico das Olimpíadas Estudantis e InterCEUs de 2022, que acontece no dia 21 de setembro, no CPB. O evento esportivo reúne estudantes de escolas municipais de Ensino Fundamental, Médio e Centros Educacionais Unificados (CEUs). As crianças e jovens inscritos poderão competir nas provas de pista, corridas, e em provas de campo, como arremessos e saltos. 

Também já funcionam 4 polos de atletismo paralímpico, que são como pontos de encontro regionais que reúnem alunos com deficiência para a prática de 11 modalidades paradesportivas no CPB. As Unidades Educacionais que funcionam como polos de atendimento atualmente são quatro: as EMEFs Alexandre Gusmão, Fábio da Silva Prado, Irineu Marinho e Júlio César de Melo e Sousa-Malba Tahan.

Nos próximos meses, estão previstas outras formações de professores de Educação Física voltadas para alunos com deficiência física, Síndrome de Down e estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.434