Notícias

Mobilidade Urbana é tema de Mostra Cultural para capa de caderno

Iniciativa seleciona desenhos de estudantes para capas dos cadernos que compõem os kits de materiais de 2019

Publicado em: 29/08/2018 12h54 | Atualizado em: 04/05/2021

mobilidade_urbana_capa_caderno_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação divulga a realização da “Mostra Cultural Capa de Caderno – 2018”. A iniciativa tem como tema “Mobilidade Urbana: o caminho para a escola” e entre seus objetivos está a valorização da produção artística dos estudantes matriculados nas escolas da cidade a partir da impressão dos seus desenhos nas capas dos cadernos que compõem o kit de material escolar de 2019.

Esta edição propõe a reflexão sobre o deslocamento das pessoas na cidade, especificamente o percurso da casa até a escola, remetendo às paisagens, situações e pessoas presentes nesse percurso. A temática possibilitará que aspectos que nem sempre são observáveis, em uma metrópole como São Paulo, sejam evidenciados e tornem-se Arte, assegurando, ainda, a discussão de múltiplos saberes constantes na Matriz de Saberes do Currículo da Cidade de São Paulo, tais como a Pensamento científico, crítico e criativo, Abertura à Diversidade, Comunicação e Responsabilidade e participação.

Podem participar estudantes regularmente matriculados nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino e da rede parceira, em todas as etapas e modalidades da Educação Básica. Os trabalhos serão classificados de acordo com as categorias:

– Pré-mirim – Educação Infantil
– Mirim – Ensino Fundamental – Ciclo de Alfabetização
– Infantil – Ensino Fundamental – Ciclo Interdisciplinar
– Juvenil – Ensino Fundamental – Ciclo Autoral
– Jovens/Adultos – Ensino Médio/EJA

Os trabalhos deverão ser apresentados em folha sulfite ou canson, na cor branca, tamanho A4, na posição vertical ou horizontal. Trabalhos divergentes desta formatação não serão aceitos.

A Unidade Educacional deverá entregar os trabalhos selecionados com o Termo de Autorização assinado pelo estudante ou, caso tenha menos de 18 anos, por seu responsável, para utilização de imagem e áudio e cessão dos direitos autorais, conforme modelo disponível na Portaria Nº 6.455, de 27 de agosto de 2018. 

Sobre as Comissões de Seleção:

1ª Fase: Cada Unidade Educacional constituirá uma Comissão Escolar, que deverá ser organizada em conformidade com os princípios da gestão democrática e promoverá a decisão de forma coletiva e dialogada a fim de selecionar até 5 (cinco) trabalhos por categoria, que serão encaminhados à Diretoria Regional de Educação;

2ª Fase: O Diretor Regional de Educação nomeará uma Comissão Regional com, ao menos, 1 (um) membro da DIPED, 1 (um) membro da DICEU e 1 (um) membro da Supervisão Escolar, que selecionará até 10 (dez) trabalhos por categoria, que deverão ser encaminhados à Secretaria Municipal de Educação/Coordenadoria Pedagógica-COPED;

3ª Fase: A Secretaria Municipal de Educação constituirá uma Comissão Especial composta com, no mínimo: 1 (um) membro da COPED/Multimeios, 1 (um) membro da COPED/DIEI, 1 (um) membro da COPED/DIEFEM, 1 (um) membro da COPED/DIEJA, 1 (um) membro da COPED/DIEE, 1 (um) membro da COCEU/DIAP, 1 (um) membro da COCEU/DIAC e 1 (um) membro da COCEU/NEI, que selecionará os trabalhos finalistas por categoria.

Sobre o Cronograma:

– Até 5 de outubro de 2018: encaminhamento dos trabalhos selecionados por categoria por cada Unidade Educacional às Diretorias Regionais de Educação.

– Até 18 de outubro de 2018: encaminhamento dos trabalhos selecionados de cada categoria e a relação nominal dos estudantes autores e seus professores orientadores para SME/COPED;

– Até 25 de outubro de 2018: seleção final dos trabalhos por categoria.

Clique aqui e acesse a íntegra da publicação no Diário Oficial da Cidade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade Descontruindo Estereótipos - 8/dez/2022 - 12h às 22h - Salão Nobre - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - Largo São Francisco, 95, Centro.

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301