Notícias

Migração é o tema do Dia Mundial da Alimentação 2017

Ocasião é utilizada para promover a conscientização sobre a importância da participação de todos na luta contra a fome

Publicado em: 16/11/2017 14h52 | Atualizado em: 30/11/2020

Todo ano, no dia 16 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. A data celebra a criação, em 1945, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A ocasião é utilizada para promover a conscientização e a reflexão sobre a importância da participação de todos na luta contra a fome e na busca por uma vida mais saudável e ativa. O tema do Dia Mundial da Alimentação deste ano de 2017 é “Mudar o futuro da migração: investir em segurança alimentar e desenvolvimento rural”.

Cerca de 800 milhões de pessoas passam fome no mundo (uma em cada nove pessoas), mesmo com uma produção de alimentos suficiente para alimentar todas as pessoas do planeta. O crescente movimento migratório mundial tem afetado a dinâmica de produção e acesso aos alimentos, levando a desafios complexos que exigem uma estratégia de ação global.

“Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável” é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que pretende acabar com todas as formas de fome e má-nutrição até 2030, de modo a garantir que todas as pessoas – especialmente as crianças – tenham acesso suficiente a alimentos nutritivos durante todos os anos. Em 2015, 193 países, incluindo o Brasil, se comprometeram com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para ajudar a criar um mundo melhor para todos.

O Programa de Alimentação Escolar é uma importante política pública de segurança alimentar e nutricional e contribui com a promoção de práticas agrícolas sustentáveis, por meio do apoio à agricultura familiar e agroecológica.

Saiba mais: 

Participe dos concursos:
– PÔSTER

– VÍDEO

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um bebê e uma professora.
Imagem com fundo azul. Na lateral direita elementos de matemática e a medalha de matemática. Ao centro o texto

Após bronze em olimpíada de matemática, escola municipal avança para competição na Ásia

Publicado em: 05/05/2026 1h57 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Fotografia de duas mulheres negras no palco. Ao fundo uma projeção com informações sobre os Comitês Antirracistas.

SME realiza primeiro encontro de articulação dos Comitês Antirracistas

Publicado em: 05/05/2026 1h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Quadrante com quatro fotografias com crianças com jogos depeças sobre mapas e também passeando no centro de São Paulo.

EMEI Gabriel Prestes é reconhecida em prêmio de inovação e educação digital

Publicado em: 04/05/2026 11h54 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Duas estudantes com uniformes da prefeitura sorriem para a foto

Estudantes da rede municipal participam da Gamescom Latam 2026

Publicado em: 01/05/2026 1h45 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.653