Notícias
Metodologia Internacional medirá qualidade da Educação Infantil para crianças de 4 a 5 anos
Parceria entre Prefeitura e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal avaliará EMEIs de São Paulo
Publicado em: 07/08/2019 11h40 | Atualizado em: 30/11/2020O instrumento de Observação de Aspectos Essenciais dos Ambientes de Aprendizagens – Measure of Early Learning Environments (MELE), desenvolvido originalmente por uma iniciativa da Unesco, Unicef, Banco Mundial e Brookings Institution, pretende desenvolver um processo de avaliação externa, por meio de análises em ambientes e oportunidades de aprendizagens na Educação Infantil.
A nova metodologia será aplicada por um agente externo à unidade educacional, que coletará informações observando o cotidiano de uma turma de pré-escola. A iniciativa está em sintonia com o Currículo da Cidade de São Paulo (Educação Infantil) e faz parte do Plano de Metas (Meta 3), que visa melhorar a qualidade da Educação Infantil.
É importante ressaltar que a avaliação não se propõe a premiar ou bonificar as unidades educacionais que tenham os melhores resultados, fazer ranqueamento das Escolas, avaliar a competência dos professores, mensurar a aprendizagem ou desenvolvimento das crianças, entre outros.
Está previsto para ocorrer nos dias 7 e 8 de agosto o projeto piloto em 6 EMEIs da cidade. A expectativa é verificar a eficácia desta nova metodologia. Os resultados obtidos nesta etapa não serão considerados na análise final da avaliação, prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2020.
O teste final será realizado em 65 EMEIs, sendo 5 de cada Diretoria Regional de Educação (DRE). Todas as 65 unidades foram escolhidas aleatoriamente para o estudo, por sorteio, levando em consideração critérios de seleção que expressem a realidade da Rede Municipal de Ensino. Em cada Escola serão avaliadas uma turma de Infantil I (crianças de 4 anos) e uma turma de Infantil II (crianças de 5 anos), que serão sorteadas previamente.
O acordo foi firmado pelo Decreto n° 58.514 de 14 de novembro de 2018, e que visa “garantir as condições para a articulação intersetorial entre a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, dos programas, projetos e ações para o atendimento integral na primeira infância”.
Por se tratar de Acordo de Cooperação Técnica a parceria não envolve a transferência de recursos financeiros entre as partes, nem a celebração de comodato, doação de bens ou qualquer outra forma de compartilhamento de recurso patrimonial.
A próxima etapa do projeto prevê a utilização da mesma metodologia, com possíveis adaptações, aos Centros de Educação Infantil (CEIs), que atendem crianças de 0 a 3 anos e unidades da Rede Parceira.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP institui gratificação de até R$ 1.500 reais para diminuir rotatividade de professores em escolas municipais
Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrições para contratação temporária de professores
Secretaria Municipal de Educação
30 CEUS recebem Festa Literária entre os meses de agosto e outubro
NEA
SME oferece curso sobre sustentabilidade e consumo consciente
Secretaria Municipal de Educação
Práticas da Educação Municipal são apresentadas na Semana da Primeira Infância
Secretaria Municipal de Educação
Confira aqui os valores do PTRF recebidos pelas escolas municipais em 2021
Relacionadas

Rádio Abacaxi na Churrasqueira realiza Batalha de Hip Hop
Publicado em: 24/11/2015 5h00 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Informativo da EMEBS Anne Sullivan
Publicado em: 24/11/2015 3h07 - em Educação Especial

EMEF Prof. David Luiz Sobrinho tem aluna selecionada para fazer parte do Parlamento Jovem 2015.
Publicado em: 24/11/2015 1h26 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Seminário e Mostra de Tecnologia para Aprendizagem
Publicado em: 24/11/2015 12h29 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Relação de convocados para indicar lotação definitiva
Publicado em: 24/11/2015 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação