Notícias

Mulheres na Educação: Conheça Michelly Francini, formadora de professores e coordenadores da rede

Atuante na rede municipal desde 2009, Michelly Francini Brassaroto do Amaral se inspirou em seus professores para a escolha de sua profissão

Publicado em: 10/03/2021 14h03 | Atualizado em: 11/03/2021
fotografia de mulher em uma mesa de escritório - faz parte da Serie Mulheres Na Educação

Em comemoração ao Mês das Mulheres, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo conversou com algumas profissionais da rede que são exemplos e inspirações para aqueles que estão ao redor. A professora Michelly Francini Brassaroto do Amaral atualmente é diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Áurea Ribeiro Xavier Lopes e vê o trabalho pedagógico qualificado e a articulação da escola com a comunidade como fatores importantíssimos que impactam a vida das crianças e adolescentes.

Nascida em São Paulo, Michelly frequentou uma única escola estadual até se formar no Ensino Médio, a Escola Estadual (EE) Professor Caetano Miele, na zona Leste da capital. “Foram os educadores da Caetano que me inspiraram a ser professora. Trabalharam muito por mim em um período difícil da minha vida. Foi lá que eu fiz meu estágio e ingressei como docente, em 2004”, conta a diretora.

Após atuar como professora de Ciências na rede estadual, ingressou na rede municipal de ensino em 2009, na EMEF Guimarães Rosa e em 2013, foi convidada a integrar a equipe da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera para formação de professores. “A rede municipal abriu muitas portas para mim. Foi o reconhecimento que tiveram pelo meu trabalho que me levou a vários outros desafios. Sou muito grata pelas oportunidades”, disse Michelly.

Através da equipe de formação, Michelly foi convidada a compor o Núcleo de Avaliação de SME e passou a fazer parte do Grupo de Estudos de Avaliação Educacional (Gepave) da Universidade de São Paulo (USP), e por meio dele, foi convidada a compor a equipe que assessorou o desenvolvimento e a implantação das avaliações nacionais em Moçambique.

Durante sua carreira na rede municipal, a educadora também deu aulas nas EMEFs Presidente João Pinheiro, Cecília Meireles e Brigadeiro Correia de Melo. Na direção da EMEF Professora Áurea Ribeiro Xavier Lopes desde 2019, Michelly vê o trabalho como mais uma forma de formar e acolher pessoas.

“Eu escolhi ser professora e fui muito feliz com essa escolha. Agora tento trazer para minha gestão a experiência que tive como aluna e professora para criar um ambiente acolhedor, que faça a diferença na vida dos profissionais e alunos”, afirma.

Série Mulheres na Educação – Durante o mês de março, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo exibe em seus canais de comunicação a série dedicada às mulheres. São matérias com diferentes personagens femininas que estão em nossas escolas e que contam um pouco da sua trajetória na Rede paulistana. Conheça histórias de outras mulheres.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo roxo e o texto

Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais

Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do ginásio coberto e da piscina de um Centro Educacional Unificado (CEU).

Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita

Publicado em: 08/05/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de várias crianças com uniforme escolar da PMSP. Elas estão na sala de aula e seguram carteirinhas em suas mãos.

Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas 

Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher de meia-idade realiza exame oftalmológico em consultório médico. Ela está posicionada diante de um equipamento de avaliação ocular, enquanto um profissional de saúde observa seus olhos pelo aparelho. A imagem destaca o atendimento especializado em saúde da visão.

CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito

Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea 

Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.655