Mês da Alimentação traz oficina de culinária indiana

Evento foi realizado em parceria com o Consulado da Índia em São Paulo.

Publicado em: 24/10/2016 9h18 | Atualizado em: 30/11/2020

Oficinaindiana740430.jpg

O Mês da Alimentação chegou ao Espaço Gourmet do Mercado Municipal de São Paulo nesta quarta-feira, 20 de outubro, trazendo uma oficina de culinária indiana. O evento foi realizado pela Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) da Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com o Consulado da Índia em São Paulo e reuniu 22 pessoas. A apresentação ficou por conta da chef de cozinha Deepali Bavaskar e seu marido, Vijay Bavaskar. Os participantes aprenderam preparar a samosa, espécie de pastel típico do país, e frango ao molho curry com arroz.

Enquanto preparava os pratos com a esposa, Vijay contou ao público sobre a culinária e as tradições de seu país. Foram usadas muitas especiarias, que, segundo Vijay, são o elemento mais básico e popular da cozinha indiana. Segundo eles, a spice box (caixa de especiarias) é um item básico para qualquer domicílio no país. “Há um bilhão de pessoas na Índia. Então, há um bilhão de spice boxes!”, brincou.

Deepali e Vijay estão no Brasil há dezoito anos e administram aqui o restaurante Samosa, nomeado em homenagem ao prato que apresentaram. Vijay conta que aprendeu a cozinhar muito cedo.

A oficina faz parte do Mês da Alimentação, evento realizado pela CODAE neste mês, expandindo a ideia do Dia Mundial da Alimentação, que é comemorado no dia 16 de outubro e foi criado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês).

Fotografia do Theatro Municipal da parte externa toda iluminada durante a noite.

Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS

Publicado em: 22/04/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar