Notícias

Meliponário na EMEI Pedro de Toledo leva educação ambiental para as crianças

Novo espaço amplia as vivências sobre abelhas sem ferrão e biodiversidade na educação infantil

Publicado em: 24/10/2025 18h09 | Atualizado em: 30/10/2025
Três imagens com colmeias de abelhas

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pedro de Toledo, no território da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba/Jaraguá, ganhou um meliponário com abelhas sem ferrão. O espaço, formado por duas colônias, surgiu de uma parceria entre a unidade escolar e a L’Oréal.

As colmeias ficam no parque, ao lado da horta, em um ambiente cheio de flores e plantas que favorece a polinização. O local desperta a curiosidade das crianças e incentiva o aprendizado sobre a importância das abelhas para o meio ambiente. Após os trâmites conduzidos pela diretora da escola, Vanessa Esposito, a empresa instalou o equipamento e ofereceu apoio às educadoras. Com isso, o grupo planejou atividades pedagógicas seguras e integradas ao cotidiano das turmas.

Durante as vivências na escola, o meliponário é utilizado de forma coletiva pelas educadoras como um espaço de exploração e investigação. As crianças observam o comportamento das abelhas, entendem como o mel é produzido e reconhecem o papel desses insetos na manutenção da biodiversidade.

As espécies Mirim Droryana e Jataí, que vivem na escola, não possuem ferrão e se adaptam bem ao ambiente urbano. Por isso, são ideais para o trabalho com crianças pequenas.

“Em um primeiro momento, imaginamos que as abelhas não seriam insetos ideais para ficar próximas das crianças. Mas, depois de compreender a importância delas e conhecer as espécies, vimos que era uma oportunidade única”, contou a coordenadora pedagógica Elisângela Sanches.

A iniciativa está alinhada ao Currículo da Cidade e ao documento “Educação Ambiental: orientações pedagógicas”, que propõem experiências voltadas à construção coletiva de significados sobre o meio ambiente e à valorização da biodiversidade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma menina sentada lendo.
No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
Montagem de imagens mostra momentos de uma premiação em ambiente interno. À esquerda, em primeiro plano, um jovem segura um troféu com formato de ave, olhando para a câmera com expressão serena. À direita, há duas imagens menores em que um grupo de jovens aparecem em pé, lado a lado, aplaudindo durante a cerimônia. Os participantes vestem roupas casuais, e o ambiente conta com cortinas, mesa ao fundo e um banner com texto, sugerindo um evento institucional ou cultural. A composição destaca o reconhecimento e a celebração do grupo.

Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá 

Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Imagem mostra uma nadadora em uma piscina durante a prática esportiva. Em primeiro plano, a atleta está parcialmente submersa, realizando um movimento de nado, com a cabeça fora d’água. Ela usa touca e óculos de natação e apresenta expressão de esforço e concentração, com a boca aberta enquanto respira. A água ao redor está agitada, com respingos visíveis. Ao fundo, é possível ver outras pessoas e raias da piscina, em ambiente que sugere treino ou competição em espaço aquático coberto.
«1 2 3 1.643