Notícias

Mauricio de Sousa encontra estudantes da Academia Estudantil de Letras

Alunos e educadores da EMEF Júlio de Oliveira participam de roda de conversa com o cartunista criador da Turma da Mônica

Publicado em: 08/08/2017 15h30 | Atualizado em: 04/05/2021

mauricio.jpg

Na quinta, 22 de junho, alunos e educadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Júlio de Oliveira, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba-Jaraguá, participaram de uma roda de conversa com o cartunista Mauricio de Sousa. Este encontro foi promovido pela Academia Paulista de Letras (APL) e também pela Academia Estudantil de Letras (AEL) Mauricio de Sousa, da EMEF Júlio de Oliveira, fundada no dia 02 de dezembro de 2016.

É a segunda vez que Maurício de Sousa recebe uma das sete academias estudantis de letras que o escolheram como patrono, representada, ontem, por cerca de quarenta e cinco alunos acadêmicos, do Ciclo de Alfabetização ao Ciclo Autoral, que tiveram a oportunidade de ouvir histórias, desfrutar de momentos de descontração ao lado do autor, de receber autógrafos e de conhecer detalhes sobre sua trajetória: “Nunca desistam dos seus sonhos; não se sintam desencorajados, se alguém lhes disser que não levam jeito para algum tipo de atividade de que gostam muito e pela qual se sentem atraídos, porque isso também aconteceu comigo”, revelou Mauricio de Sousa.

A professora Alessandra Adaylsa Roldão, Coordenadora dos Estudos Literários da AEL Maurício de Sousa, disse, emocionada: “Faltam palavras para falar da emoção, estávamos todos muito ansiosos por este momento especial. Nós, professores, também somos leitores do Maurício de Sousa, desde a infância. É muito gratificante o trabalho com a AEL: ver os alunos dedicados pelo projeto e pela leitura. No começo, passamos por algumas dificuldades, pois, fomos uma das primeiras academias na DRE Pirituba/Jaraguá. Ver a emoção dos alunos, o choro, as lágrimas que caíram ao encontrar o Maurício de Sousa, a expectativa de todos da escola para este grande dia… valeu muito a pena”, completa a educadora.

mauricio de souza 1.jpg

A aluna Anna Beatriz, do 5° ano, membro correspondente da cadeira de Ana Maria Machado, ficou impressionada pelo autor ter adivinhado que o nome dela era com dois “enes”: “Não sabia como agir naquele momento de tanta emoção”, disse a garota.

Aos alunos da Imprensa Jovem da EMEF Júlio de Oliveira, presentes ao evento e que registraram com muito profissionalismo cada emoção, ouviram do autor, ao entrevistá-lo, que ele gostava mais de desenhar do que de escrever, mas ressaltou: “Sempre achei mais fácil desenhar, mas agora, como estou trabalhando mais com a escrita, estou gostando muito: fico o tempo todo digitando no teclado, eu digito com os dez dedos, escrevo e crio rapidamente”.

Sobre a homenagem por ser o patrono da Academia Estudantil de Letras da EMEF Júlio de Oliveira, disse: “Eu fico muito honrado, muito agradecido. E, logicamente, orgulhoso: ser patrono de uma entidade como essa, por uma escola tão simpática, eu levo tudo isso no coração, é uma coisa inesquecível”, comemora o cartunista.

A atividade contou com a presença da diretora da Divisão Pedagógica (DIPED), Regina Brunhs Rossini Andrade e da formadora dos Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSL) da região e Coordenadora da AEL, Edileusa Andrade de Carvalho Araujo Costa, representando a DRE Pirituba/Jaraguá.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.213