Notícias
Matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos
Pessoas com idade mínima de 15 anos podem se inscrever a qualquer momento do ano para dar continuidade aos estudos
Publicado em: 29/06/2023 17h29 | Atualizado em: 29/06/2023
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo está com matrículas abertas para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Durante todo o ano letivo é possível realizar a matrícula para frequentar uma das modalidades da EJA, basta comparecer na secretaria da própria unidade onde deseja estudar.
A Rede Municipal de Ensino oferece turmas do Ensino Fundamental, da Alfabetização ao 9º ano, além de várias formas de atendimento. Podem participar pessoas de todas as idades, a partir de 15 anos. Para saber quais escolas ofertam a EJA em sua região, clique aqui ou ligue 156.
Assista ao vídeo sobre as matrículas na Educação de Jovens e Adultos:
Conheça as modalidades da Educação de Jovens e Adultos:
EJA Regular
É oferecida em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), no período noturno, com carga horária de 4 horas por dia, das 19h às 23h.
EJA Modular
Também é oferecida no período noturno em EMEFs, possui uma carga horária reduzida, de 4 horas, sendo apenas 2 horas e 15 minutos presenciais por dia, flexibilizando os horários de chegada e saída, ideais para quem trabalha e precisa de mais tempo para chegar à escola ou voltar um pouco mais cedo para casa.
Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs)
Nos CIEJAs a duração da aula também é de 2 horas e 15 minutos por dia. Porém, o grande diferencial é que algumas unidades oferecem opções de estudos nos períodos da manhã, tarde ou noite, sendo que você pode alternar a frequência, de acordo com a sua disponibilidade.
Movimento de Alfabetização Popular de São Paulo (MOVA/SP)
O MOVA mantém turmas de alfabetização nas comunidades, em espaços não escolares, para atendimento de jovens e adultos, nos períodos da manhã, tarde ou noite.
Centros Municipais de Capacitação e Treinamento (CMCTs)
Nos CMCTs os jovens e adultos podem frequentar cursos de formação profissional de curta duração nas áreas de panificação, confeitaria, elétrica residencial, mecânica de automóveis, corte e costura e auxiliar administrativo, nos turnos da manhã, tarde e noite. As duas unidades localizam-se em São Miguel Paulista e Itaim Paulista (zona leste da cidade).
Para saber mais, acesse a página da Educação de Jovens e Adultos
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Olimpíadas Estudantis: Rugby Tag movimenta CEU Meninos com mais de 300 estudantes da Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Secretarias Municipais se unem para promover o II FLI Sampa
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal de Ensino realiza a 1ª Edição do Festival Estudantil de Batalhas de Rimas e SLAM (FEBReS) 2025
Secretaria Municipal de Educação
Programa Material e Uniforme e Almoxarifado Virtual da Secretaria Municipal de Educação são premiados no Prêmio Nacional Cidades Tecnológicas
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Estudantes da EMEF Sócrates Brasileiro vivem experiência de “Um Dia de Prefeito” no Edifício Matarazzo
Diretoria Regional de Educação Pirituba
CEU Perus celebra aniversário de 22 anos com festa aberta à comunidade no sábado
Relacionadas

Olimpíadas Estudantis: Rugby Tag movimenta CEU Meninos com mais de 300 estudantes da Rede Municipal
Publicado em: 01/09/2025 12h14 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Secretarias Municipais se unem para promover o II FLI Sampa
Publicado em: 01/09/2025 11h55 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Rede Municipal de Ensino realiza a 1ª Edição do Festival Estudantil de Batalhas de Rimas e SLAM (FEBReS) 2025
Publicado em: 01/09/2025 11h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Programa Material e Uniforme e Almoxarifado Virtual da Secretaria Municipal de Educação são premiados no Prêmio Nacional Cidades Tecnológicas
Publicado em: 29/08/2025 5h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes da EMEF Sócrates Brasileiro vivem experiência de “Um Dia de Prefeito” no Edifício Matarazzo
Publicado em: 29/08/2025 4h51 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo