Notícias

Marina Colasanti será homenageada pela Academia Estudantil de Letras

O evento “Hoje é dia de Marina” será em setembro e celebrará a vida e obra da escritora; AELs já podem inscrever as suas apresentações

Publicado em: 12/08/2022 12h43 | Atualizado em: 12/08/2022
Ilustração com retrato de Marina Colasant

Escolas participantes do projeto Academia Estudantil de Letras (AEL) podem homenagear a escritora Marina Colasanti no CEU Casa Blanca, no dia 29 de setembro, a partir das 14 horas.

O objetivo do evento, que é anualmente promovido pela AEL, é homenagear autoras e autores de nossa literatura ainda em vida. Em outros anos, já houve homenagem a Lygia Fagundes Telles, Walcyr Carrasco, Jô Soares e Ziraldo.

“Poder celebrar uma obra com o artista ainda vivo mostra aos acadêmicos de nossas AELs que a literatura é viva e atual, além do homenageado também poder receber todo o carinho desses estudantes”, afirma Guilherme Cunha de Carvalho, coordenador do projeto AEL em SME.

A homenagem a Marina Colasanti também marca o ano de volta a eventos presenciais das academias. “Durante a pandemia, as academias mantiveram suas atividades de maneira remota, porém, nada substitui os encontros presenciais, nos quais os acadêmicos podem prestigiar outras academias e celebrar a obra de uma grande escritora, como Marina Colasanti”, afirma Samir Mustapha, coordenador do projeto AEL em SME.

As academias que prepararam apresentações em homenagem a Marina Colasanti deverão se inscrever no link abaixo: https://forms.gle/gsv5iY83tQjsDA897 

Quem é Marina Colasanti?

Marina Colasanti nasceu em 1937 e se tornou uma grande escritora da nossa literatura. Contista, jornalista e tradutora, Colasanti já recebeu dezenas de prêmios literários, como o Jabuti em 1993, 1994, 1997, 2009, 2010, 2011 e, em 2014, venceu o prêmio na categoria Livro do Ano de Ficção. Seu livro de contos “Uma Ideia Toda Azul” recebeu o prêmio “O Melhor para o Jovem”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Em 2010, recebeu o Prêmio Jabuti pelo livro Passageira em trânsito. Em 2017, ela recebeu o 13º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil.

Em sua obra, Colasanti trata de temas diversos da experiência humana, como o amor e a necessidade da arte em nossas vidas, refletindo, principalmente, sobre a condição feminina.

Hoje é Dia de Marina Colasanti

Data: 29 de setembro

Horário: 14 horas

Local: CEU Casa Blanca (R. João Damasceno, 85 – Vila das Belezas, São Paulo)

Inscrições para AELs que vão se apresentar: até 1 de setembro pelo link: https://forms.gle/gsv5iY83tQjsDA897 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de crianças em um ambiente escuro brincando com luzes, lanternas e objetos luminosos

CEI Parque Fernanda cria espaço na unidade para crianças terem Experiências com Luzes

Publicado em: 29/09/2022 3h25 - em Secretaria Municipal de Educação

CACS FUNDEB - Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB.

SME abre inscrições para compor conselho que vai fiscalizar uso da verba do Fundeb

Publicado em: 28/09/2022 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Menina olha para tabuleiro de xadrez e movimenta uma peça com sua mão direita.

Cerca de 2 mil estudantes participam da Final Municipal de Xadrez Individual

Publicado em: 27/09/2022 4h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra as mãos com um punhado de terra próximas de um broto de árvore que está no centro da imagem. Ao fundo, raios de sol sol e folhas verdes desfocados.

SME abre inscrições para curso sobre sustentabilidade e consumo consciente

Publicado em: 27/09/2022 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Crianças e professora de Educação Infantil em sala de aula.
1 2 3 1.284