Notícias
Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva
Educador Autor
Publicado em: 09/08/2018 17h49 | Atualizado em: 30/11/2020Relações Interpessoais na Escola Versus Bullying
Editora All Print
O presente trabalho tem o objetivo de esclarecer um fenômeno ainda pouco conhecido e muito presente nas instituições educacionais: o bullying no ambiente escolar e as relações interpessoais. Agressões entre alunos, físicas ou morais, que trazem consequências sérias, tanto para quem as comete como para suas vítimas. Muitos são os depoimentos que indicam fatos ocorridos no interior das instituições de ensino, muitas vezes indiferentes para os profissionais da educação, mas que podem trazer graves sequelas na vida dos jovens e das pessoas envolvidas. Demonstrar que as instituições educacionais e a sociedade não podem se omitir em relação ao bullying. Desta maneira, este estudo descritivo com abordagem visou analisar as dificuldades enfrentadas pelas vítimas de bullying no ambiente escolar. Utilizou-se como método de estudo a pesquisa bibliográfica por meio de livros, pesquisa na internet, artigos em jornais e revistas. Finalizando, procurou-se demonstrar a prevenção ao bullying, com exemplos de programas de sucesso em prol das crianças, adolescentes e demais envolvidos no ambiente escolar, em suas relações interpessoais. Neste trabalho está o resultado de uma discussão sobre as relações interpessoais no ambiente escolar e o bullying, que acabam por influenciar as relações de trabalho e de estudo neste ambiente e o objetivo do mesmo é analisar os aspectos que podem favorecer um ambiente no qual prevaleçam as relações interpessoais mais humanas e justas, privilegiando o respeito à diversidade sociocultural de todos os envolvidos no processo educacional que se relacionam direta ou indiretamente com o aluno. Muitas vezes observa-se que o ambiente se torna frio, hostil e de difícil convívio, geralmente isso é reflexo da falta de verificação dos problemas vivenciados pelos alunos, professores e a comunidade escolar e da falta de comunicação, que é um fator primordial para um bom relacionamento e positivas relações interpessoais. O espaço da escola não é apenas um “continente”, um recipiente que abriga alunos, livros, professores, um local em que se realizam atividades de aprendizagem, mas é também um “conteúdo” ele mesmo é educativo.
Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva
Coordenadora Pedagógica (aposentada)
e-mails: bene146@hotmail.com / contato@benearaujosilva.com.br
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Planetário do CEU Parelheiros celebra 1 ano com sessões especiais e observação noturna inédita
Diretoria Regional de Educação São Miguel
EMEI Jô Soares é inaugurada no Itaim Paulista e amplia atendimento na Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação
Educação Especial na Rede Municipal garante aprendizagem e participação de todos os estudantes, além da oferta do AEE
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Projeto Bimba Ê Capoeira fortalece cultura e revela campeões no CEU Alvarenga
Secretaria Municipal de Educação
SME dialoga com representantes dos sindicatos sobre formação de servidores e qualidade das aprendizagens
Secretaria Municipal de Educação
Com fila zerada, Cidade de SP tem 370 mil crianças em Centros de Educação Infantil
Relacionadas

Virada Esportiva no CEU Pêra Marmelo
Publicado em: 04/09/2017 12h01 - em CEU e COCEU

Musical de hip hop acontecerá no CEU Capão Redondo
Publicado em: 01/09/2017 5h38 - em CEU e COCEU

Cerimônia de Premiação – 12ª OBMEP
Publicado em: 01/09/2017 4h45 - em Ensino Fundamental e Médio

Educadores da Infância – O Trabalho de Apoio Técnico na Educação Infantil
Publicado em: 01/09/2017 4h09 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

EMEF Lourenço Filho realiza encontro do projeto “Diálogos e Parcerias”
Publicado em: 01/09/2017 3h46 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé