Notícias
Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva
Educador Autor
Publicado em: 09/08/2018 17h49 | Atualizado em: 30/11/2020Relações Interpessoais na Escola Versus Bullying
Editora All Print
O presente trabalho tem o objetivo de esclarecer um fenômeno ainda pouco conhecido e muito presente nas instituições educacionais: o bullying no ambiente escolar e as relações interpessoais. Agressões entre alunos, físicas ou morais, que trazem consequências sérias, tanto para quem as comete como para suas vítimas. Muitos são os depoimentos que indicam fatos ocorridos no interior das instituições de ensino, muitas vezes indiferentes para os profissionais da educação, mas que podem trazer graves sequelas na vida dos jovens e das pessoas envolvidas. Demonstrar que as instituições educacionais e a sociedade não podem se omitir em relação ao bullying. Desta maneira, este estudo descritivo com abordagem visou analisar as dificuldades enfrentadas pelas vítimas de bullying no ambiente escolar. Utilizou-se como método de estudo a pesquisa bibliográfica por meio de livros, pesquisa na internet, artigos em jornais e revistas. Finalizando, procurou-se demonstrar a prevenção ao bullying, com exemplos de programas de sucesso em prol das crianças, adolescentes e demais envolvidos no ambiente escolar, em suas relações interpessoais. Neste trabalho está o resultado de uma discussão sobre as relações interpessoais no ambiente escolar e o bullying, que acabam por influenciar as relações de trabalho e de estudo neste ambiente e o objetivo do mesmo é analisar os aspectos que podem favorecer um ambiente no qual prevaleçam as relações interpessoais mais humanas e justas, privilegiando o respeito à diversidade sociocultural de todos os envolvidos no processo educacional que se relacionam direta ou indiretamente com o aluno. Muitas vezes observa-se que o ambiente se torna frio, hostil e de difícil convívio, geralmente isso é reflexo da falta de verificação dos problemas vivenciados pelos alunos, professores e a comunidade escolar e da falta de comunicação, que é um fator primordial para um bom relacionamento e positivas relações interpessoais. O espaço da escola não é apenas um “continente”, um recipiente que abriga alunos, livros, professores, um local em que se realizam atividades de aprendizagem, mas é também um “conteúdo” ele mesmo é educativo.
Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva
Coordenadora Pedagógica (aposentada)
e-mails: bene146@hotmail.com / contato@benearaujosilva.com.br
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
CEU Cidade Dutra está com inscrições abertas para o PIÁ com oficinas artísticas
Diretoria Regional de Educação Butantã
CEU Paraisópolis recebe programação cultural com apresentações, filmes e oficinas para todas as idades
Bom de Prova
Bom de Prova: EMEF promove integração para fortalecer participação nas avaliações externas
Secretaria Municipal de Educação
Circuito SPCine participa da Viradinha com sessões gratuitas nos CEUs para toda a família
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Estudantes do MOVA participam de atendimento oftalmológico no CEU Jambeiro
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEI 13 de maio aposta em projeto “Os Territórios” para promover interação entre as crianças de diferentes idades
Relacionadas

SME realiza credenciamento on line de formadores em Educomunicação
Publicado em: 16/11/2017 1h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Cursos publicados em 1 de novembro de 2017
Publicado em: 16/11/2017 1h36 - em Formação

EMEI Alexandre Gama conquista o vice-campeonato de Xadrez na categoria Sub 08 absoluto
Publicado em: 16/11/2017 1h35 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

14 anos do CEU Pêra Marmelo
Publicado em: 16/11/2017 1h35 - em CEU e COCEU

Educação étnico-racial na EMEF do CEU Butantã
Publicado em: 16/11/2017 1h34 - em Diretoria Regional de Educação Butantã