Notícias

Educação étnico-racial na EMEF do CEU Butantã

Bate –papo teve como tema Afro-religiosidade e Educação

Publicado em: 16/11/2017 13h34 | Atualizado em: 30/11/2020

Educacao_etnico_racia_740_x_430.jpg

No sábado, 21 de outubro, durante a reunião pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) do Centro Educacional Unificado (CEU) BUTANTÃ, ocorreu a primeira roda de conversa sobre Afro-religiosidade e Educação que contou com a participação da Iyalorixá (sacerdotisa de candomblé) Ominodô de Ologunedé, nome religioso da Auxiliar Técnico de Educação (ATE) Nádia Souza que conversou com os professores, equipes de apoio e gestão sobre o tema: “Como fazer para que desmistifiquemos o tabu da Religiosidade Afro Centrada na Educação?”.

Embasada nas Leis Nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação e Nº 11.645/08, que regulamenta a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena em todos os níveis de ensino, a Iyalorixá, que também é formada em História, falou sobre as Tradições de Matrizes Africanas e as possibilidades de aprendizado e respeito por uma Educação para a tolerância.

Fora abordadas questões como: “Por que as religiões de matrizes africanas são tão perseguidas?” “Por que as roupas e o jeito de vestir incomodam tanto?” provocando no grupo a reflexão de que as garantias previstas por lei infelizmente são mascaradas, reforçando a realidade de uma estrutura racista. Em sua fala Ominodô enfatizou que descolonizar o currículo é também dar voz às culturas não hegemônicas e o respeito também é um direito de aprendizagem dos alunos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Gestão De Riscos

SME apresenta Plano de Ação da Gestão de Riscos para Integridade

Publicado em: 18/11/2025 5h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Facha de um prédio com um letreiro colorido na frente escrito

CEUs e unidades do Programa Escola Aberta oferecem programação para a comunidade no feriado

Publicado em: 18/11/2025 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Prova SARESP reúne mais de 98 mil estudantes da Rede Municipal nesta terça-feira (18)
Grupo de crianças com coletes azuis sorriem com mãos levantadas
Fotografia de estudantes em visita guiada pelos participantes do Curso Normal Nível Médio.
«1 2 3 1.601