Notícias
Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva
Educador Autor
Publicado em: 09/08/2018 17h49 | Atualizado em: 30/11/2020Relações Interpessoais na Escola Versus Bullying
Editora All Print
O presente trabalho tem o objetivo de esclarecer um fenômeno ainda pouco conhecido e muito presente nas instituições educacionais: o bullying no ambiente escolar e as relações interpessoais. Agressões entre alunos, físicas ou morais, que trazem consequências sérias, tanto para quem as comete como para suas vítimas. Muitos são os depoimentos que indicam fatos ocorridos no interior das instituições de ensino, muitas vezes indiferentes para os profissionais da educação, mas que podem trazer graves sequelas na vida dos jovens e das pessoas envolvidas. Demonstrar que as instituições educacionais e a sociedade não podem se omitir em relação ao bullying. Desta maneira, este estudo descritivo com abordagem visou analisar as dificuldades enfrentadas pelas vítimas de bullying no ambiente escolar. Utilizou-se como método de estudo a pesquisa bibliográfica por meio de livros, pesquisa na internet, artigos em jornais e revistas. Finalizando, procurou-se demonstrar a prevenção ao bullying, com exemplos de programas de sucesso em prol das crianças, adolescentes e demais envolvidos no ambiente escolar, em suas relações interpessoais. Neste trabalho está o resultado de uma discussão sobre as relações interpessoais no ambiente escolar e o bullying, que acabam por influenciar as relações de trabalho e de estudo neste ambiente e o objetivo do mesmo é analisar os aspectos que podem favorecer um ambiente no qual prevaleçam as relações interpessoais mais humanas e justas, privilegiando o respeito à diversidade sociocultural de todos os envolvidos no processo educacional que se relacionam direta ou indiretamente com o aluno. Muitas vezes observa-se que o ambiente se torna frio, hostil e de difícil convívio, geralmente isso é reflexo da falta de verificação dos problemas vivenciados pelos alunos, professores e a comunidade escolar e da falta de comunicação, que é um fator primordial para um bom relacionamento e positivas relações interpessoais. O espaço da escola não é apenas um “continente”, um recipiente que abriga alunos, livros, professores, um local em que se realizam atividades de aprendizagem, mas é também um “conteúdo” ele mesmo é educativo.
Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva
Coordenadora Pedagógica (aposentada)
e-mails: bene146@hotmail.com / contato@benearaujosilva.com.br
Notícias Mais Recentes
Educação em Direitos Humanos
Prefeitura de SP oferece curso em Educação em Direitos Humanos para Agentes de Busca Ativa Escolar
Secretaria Municipal de Educação
Saúde e Educação fortalecem parcerias em prol da cultura de amamentação
Secretaria Municipal de Educação
Neste ano cidade de São Paulo completa 50 escolas municipalizadas em ação inédita na Rede Municipal de Ensino
Secretaria Municipal de Educação
Professores da Rede Municipal de São Paulo são finalistas no Prêmio Professor Porvir
Secretaria Municipal de Educação
Pesquisa Inédita: 91% dos estudantes acreditam que os Grêmios Estudantis promovem transformações positivas nas escolas da Rede Municipal de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
Crianças e adolescentes do Recreio nas Férias exploram parques e viveiros municipais de São Paulo
Relacionadas
Resultado do Sorteio de Vagas para o Ensino Médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio
Publicado em: 12/12/2016 2h40 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
EMEF José Pegoraro realiza 16ª Mostra Cultural
Publicado em: 12/12/2016 2h09 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Acolhida e escuta de alunos e familias imigrantes
Publicado em: 09/12/2016 4h50 - em CEU e COCEU
4º Prêmio de Educação em Direitos Humanos
Publicado em: 09/12/2016 4h17 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
6º Festival Literário da EMEF Dirce Genésio dos Santos
Publicado em: 09/12/2016 3h21 - em Educação Especial