Notícias

Mais Educação São Paulo

Evento no SESC Vila Mariana apresentou as realizações, avanços e conquistas entre os anos 2013 e 2016.

Publicado em: 03/01/2017 12h34 | Atualizado em: 04/05/2021
mais_edu_sp_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta quarta-feira (14) o evento “Mais Educação na Cidade de São Paulo – Realizações, Avanços e Conquistas”. A ação aconteceu no teatro do SESC Vila Mariana e teve como objetivo apresentar as principais iniciativas desenvolvidas pela atual gestão entre os anos de 2013 e 2016.

O evento contou com a fala do Prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad e da Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Nádia Campeão, além das de pessoas importantes para a educação municipal como do ex-Secretário Gabriel Chalita, do Chefe de Gabinete da SME, Marcos Rogério de Souza, da Primeira-Dama e Coordenadora da São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, do Assessor de Relações Internacionais da SME, Fernando Almeida e de Fátima Antônio, Secretária Municipal Adjunta de Educação. As apresentações culturais ficaram por conta dos estudantes de escolas municipais.

Estiveram presentes um público de cerca de 600 pessoas, entre Diretores Regionais, Gestores dos CEUs, Secretários Municipais, Parlamentares, Instituições e Fundações parceiras, Assessores da SME, Universidades, Supervisores Escolares, Professores e Escolas Premiadas, membros de Fóruns, Sindicatos, da UNESCO, do Conselho Municipal de Educação, do Setorial da Educação e do Tribunal de Justiça.

Nádia Campeão fez abertura do evento falando sobre a necessidade de celebrar as conquistas desta gestão. “Foram quatro anos de muito trabalho e hoje é necessário agradecer os educadores que, com grandiosidade, contribuíram com a educação dos quase 1 milhão de educandos da Rede Municipal de Ensino”.

Currículo Integrador – Professor Fernando Almeida, representando César Calegari, que foi um dos Secretários Municipais de Educação desta gestão, entre os anos de 2013 e 2014, falou sobre a implantação do Programa Mais Educação São Paulo. ”Conseguimos construir nestes quatro anos uma estrutura curricular integradora que privilegiou, primeiramente, a educação infantil para a garantia de qualidade. A instituição dos três ciclos com conceitos bem definidos: alfabetização, interdisciplinaridade e de autoria que se articulam para a formação de nove anos dos estudantes de São Paulo”. Almeida ressaltou que não há nenhum estado neste país com algum trabalho semelhante de montagem do currículo, e que tenha sido instituído por um amplo processo de consulta e construção coletiva, priorizando a arte, a cultura, a cidadania, a autoria e a intervenção social.

O Chefe de Gabinete da SME, Marcos Rogério de Souza, falou sobre as conquistas referentes ao Plano de Metas da Educação, do Plano Municipal de Educação, além da expansão da Educação Infantil. Entre os pontos apresentados ele ressaltou o crescimento do atendimento da demanda para a primeira infância. “Implantamos, em média, três escolas por semana na cidade de São Paulo. Mais de 420 Centros de Educação Infantil e mais de 30 Escolas Municipais de Educação Infantil. Não precisamos o número exato, pois neste momento novas escolas estão sendo criadas. Foram mais de 100 mil novas crianças com vagas garantidas na RME. Somos umas das poucas cidades brasileiras que está conseguindo universalizar o ensino de 4 e 5”.

Sobre as Políticas Públicas para a Infância Paulistana, Ana Estela Haddad, Coordenadora do Programa São Paulo Carinhosa ressaltou as ações intersecretariais que beneficiam o atendimento da primeira infância. Falou do programa de alimentação escolar que inseriu alimentos orgânicos, estimulou a agricultura familiar e promoveu boas práticas alimentares por meio do Prêmio Educação Além do Prato e do Programa Na Mesma Mesa. Ana Estela também enfatizou a importância da inserção do projeto Parques Sonoros nas escolas de educação infantil, que estimula, entre outras coisas, o desenvolvimento cognitivo e a apreciação musical.

mais_edu_sp_740_x_430_01.jpg


Educação Integral –
Gabriel Chalita falou sobre Educação Integral tendo como base a sua experiência como Secretário Municipal de Educação entre os anos 2015 e 2016. “A beleza desta rede está na força das pessoas que trabalham nela. Não há formulas mágicas, mas há o trabalho coletivo para a construção dos vários projetos que existem nela. Por meio de um currículo construído por várias mãos acreditamos que é possível que todas as crianças aprendam, por meio do conceito de ciclo e de um currículo que contemple uma educação integralizadora”.

A Secretária Municipal Adjunta de Educação, Profª Fátima Antônio, apresentou o caminho colaborativo entre os educadores da Rede Municipal de Educação para a conquista da qualidade social da Educação dos documentos curriculares desta gestão. Ela enfatizou os momentos de formação e de trabalho crítico e coletivo para a construção do currículo da RME. “O que construímos nestes quatro anos prevê a integralidade dos sujeitos no processo educativo, o lugar da cultura na educação escolar no processo de formação da pessoa, considera o reconhecimento da diversidade, a valorização das diferenças e o compromisso com o desenvolvimento e a aprendizagem de todos e todas. Nosso currículo é crítico e emancipatório, e baseado no Programa Mais Educação São Paulo, prevê a participação das pessoas”.

O Prefeito Haddad falou das conquistas da Educação nesta gestão. Entre outras coisas, exaltou iniciativas importantes como a expansão a Educação Infantil. “Nós diminuímos cerca de 70% a fila de crianças que esperava por vagas na educação infantil”. Ressaltou a ampliação dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) e a criação da UniCEU. “Fazer dos CEUs um polo universitário por meio da UniCEU, muda a rotina dos territórios e faz com que os bairros sejam bairros educadores”, completou.

Apresentações Culturais – Educadores, alunos da EMEI Chácara do Jockey – Prof. Jorge Adilson Candido, seus familiares, juntamente com o Grupo Pé de Zamba, ocuparam o hall do SESC Vila Mariana e seguiram em cortejo de maracatu para o interior do teatro conduzindo os participantes para a abertura do evento. Na sequência o Coral da EMEF Barro Branco, coordenada pelo professor Igor Fernando, apresentou músicas populares brasileiras e estudantes participantes do grupo SM Crew, do CEU Campo Limpo apresentaram a coreografia “Dança de Rua”.

Confira uma Galeria de Imagens do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

bebês sentados em uma mesa de refeição

CEI Jardim Santa Tereza resgata história de funcionários e promove almoços culturais temáticos

Publicado em: 30/11/2021 12h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de professor escrevendo em lousa escolar

Prefeitura de SP abre cadastro para professores de Educação Infantil, Fundamental e Médio

Publicado em: 29/11/2021 5h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra um celular sendo segurado por uma pessoa e outra mostrando um cubo ao fundo. Abaixo, um fundo verde e bege com o texto

SME realiza 2ª Semana de Tecnologias com palestras e oficinas

Publicado em: 29/11/2021 4h44 - em SME/NTC/NEER

Banner Dezembro Migrante

Dezembro Migrante contará com lives formativas para educadores

Publicado em: 29/11/2021 2h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211