Notícias

Mais de dois mil estudantes participam do Maio Amarelo em 2018

Movimento acontece em parceria com a Secretaria de Mobilidade e Transportes, a CET e a SPTrans.

Publicado em: 03/05/2018 9h31 | Atualizado em: 30/11/2020
Maioamarelo_740x430.jpg

Cerca de dois mil estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME) participarão durante todo o mês de maio de atividades educativas e de conscientização para o trânsito dentro do Movimento “Maio Amarelo”. Na SME as atividades do Maio Amarelo, serão coordenadas pela COCEU/DGP Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais em parceria com a Secretaria de Mobilidade e Transportes, a a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) e a SPTrans.

O “Maio Amarelo” foi criado a partir da necessidade de alertar, tanto o poder público quanto a sociedade civil, sobre um problema grave e, ao mesmo tempo, comum a todas as pessoas que se locomovem dia e noite, nos mais diversos confins: o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Desta forma a prefeitura de São Paulo convida cada cidadão – morador ou visitante, pedestre, condutor ou passageiro – a refletir sobre a importância da conduta adequada, prudente e exemplar no trânsito de todos nós.

Os estudantes passarão por visitas monitoradas ao Espaço Vivencial de Trânsito Caio Graco do CETET (Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego) e passeio com ônibus do “Projeto Andar de ônibus em São Paulo. Para as duas ações o foco são os estudantes dos 5º anos do Ensino Fundamental e educadores das escolas das 13 Diretorias Regionais de Educação.

As Visitas Monitoradas ao Espaço Vivencial de Trânsito Caio Graco do CETET contemplarão mais de 1700 estudantes e 120 educadores. Contarão com ônibus, lanche e uma equipe de educadores especializados que promoverão atividades dirigidas às escolas atendendo, especificamente, alunos matriculados na nossa rede nos 5ºs anos do Ciclo Interdisciplinar, priorizando a conscientização do pedestre e futuro motorista.

Na 2ª edição do “Projeto Andar de ônibus em São Paulo” os estudantes percorrerão o trajeto Escola – “Expresso Tiradentes/Sistema BRT” – Escola, a fim de discutir o uso do transporte coletivo como uma decisão cidadã, que preserve o meio ambiente. Além disso, no ponto de vista de uma educação integral, o transporte público é, também, um território do saber – um território móvel, que possibilita compreender uma série de elementos da cidade, tais como: circulação das pessoas na maior metrópole da América do Sul, escolha entre transportes individual e coletivo, utilização e história do transporte coletivo no município de São Paulo e as mudanças na paisagem ao longo dos trajetos.

O evento “Andar de Ônibus em São Paulo” acontecerá nos dias: 02, 04, 07, 09, 11, 14, 16, 18, 21, 23, 25, 28 e 30 de maio, das 8h às 13h, com 30 alunos e educadores acompanhantes.

Divisão de Articulação Pedagógica (COCEU/DIAP) – oferece para Unidades Educacionais visitas monitoradas às Instituições culturais da cidade como forma de ampliar os espaços educativos, por meio de parcerias com outras Secretarias e Instituições privadas, por considerar a importância de ampliar o conhecimento nas diferentes linguagens artísticas, e o acesso de alunos e educadores aos bens culturais existentes na cidade de São Paulo. Ação fomenta as possibilidades de inclusões sociais e culturais, além de oferecer oportunidades e instrumentos didáticos para ampliar o conhecimento no universo das artes, com a participação em diferentes atividades programadas e específicas para a constituição de um ser integral, autor e protagonista na sociedade.

As Unidades Educacionais que irão participar dessa ação inscreveram-se no site Visitas Monitoradas (visitassme.wixsite.com/monitoradas), que tem como princípio tornar democrático o acesso às visitas de espaços educacionais diferenciados, desse modo, é a Unidade Educacional que realiza o seu agendamento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra três meninos brincando em um brinquedo inflável e sendo molhados por um jato de água.
Estudante é vacinada em escola municipal

Saúde inicia vacinação de adolescentes em escolas da rede pública de SP

Publicado em: 25/11/2021 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes e professores em atividade na EMEF Amorim Lima

Estudantes da EMEF Amorim Lima realizam exposição sobre poluição luminosa

Publicado em: 24/11/2021 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de ensino fundamental em sala de aula

SME vai contratar 6.889 professores para diversas funções

Publicado em: 24/11/2021 2h15 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de divulgação da VI Jornada Pedagógica

Profissionais da Educação Infantil participam da VI Jornada Pedagógica

Publicado em: 24/11/2021 11h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.210