Notícias

Mais de 900 Professores Orientadores de Sala de Leitura participam de Seminário de Literatura

O Seminário contou com a presença de três escritores: André Neves, Eliana Martins e Julio Emílio Braz

Publicado em: 23/10/2019 14h54 | Atualizado em: 06/08/2021
Imagem com fundo verde claro apresenta no centro, o título: Seminário Sala De Leitura: O Direito Inalienável da Literatura

 

No dia 24 de outubro, quinta-feira, aconteceu no auditório da Uninove Barra Funda, o Seminário “O Direito Inalienável da Literatura”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação por intermédio do Núcleo Técnico de Currículo.

A formação teve por objetivo promover reflexões e diálogos que ajudarão e qualificarão as ações dos Professores Orientadores de Sala de Leitura nas Unidades Educacionais e a efetivação do Direito à Literatura.

Participaram da formação, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I; Professores de Ensino Fundamental II e Médio designados na função de Professor Orientador de Sala de Leitura (POSL).

Houve dispensa de ponto aos Professores Orientadores de Sala de Leitura convocados para participar do Seminário.

A Rede Municipal de Ensino conta hoje com 561 Salas de Leituras nas escolas de Ensino Fundamental e Médio (EMEFs/EMEFMs/ EMEBS). Nos Centros de Educação Infantil (CEIS), nas EMEIs e Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs) há espaços de Leitura e acervo para o trabalho com a Leitura Literária.

Os 921 Professores Orientadores de Sala de Leitura são responsáveis pelas Salas de Leitura atendendo todos os estudantes dos ciclos: alfabetização, interdisciplinar e autoral. Há atendimento aos estudantes do Eja, Ensino Médio e comunidade escolar promovendo a Mediação de Leitura.

As Salas de Leitura trazem os livros e a Literatura para as escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo potencializando a formação de leitores dentro de uma perspectiva de educação integral, inclusiva e interdisciplinar.

Professores Orientadores de Sala de Leitura são Mediadores de Leitura, promovem o acesso aos livros, abrem portas para a fruição da Leitura Literária e favorecem o protagonismo e autonomia dos estudantes em diálogo com as Matrizes do Saber do Currículo da Cidade.

O Seminário contou com a presença de três escritores: André Neves, Eliana Martins e Julio Emilio Braz, escritores que em suas obras dialogam com os diversos leitores e tiveram seus livros reconhecidos recebendo prêmios como: 1º Prêmio Barco a Vapor, Prêmio Jabuti, Prêmio Açorianos dentre outros. Receberam ainda por suas obras selos “Altamente Recomendável”, concedidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

 

Confira como foi a programação

 

Manhã – das 08h às 12h

DREs: Butantã, Capela do Socorro, Penha, Pirituba /Jaraguá, São Mateus e Santo Amaro.

 8h – Credenciamento

8h30 – Abertura Institucional -Wagner Barbosa De Lima Palanch – Diretor do Núcleo Técnico de Currículo

9h– A Literatura como um Direito Inalienável– André Neves

9h40– O Mediador de Leitura e a sua importância na constituição do Leitor –  Eliana Martins

10h20 – A importância da oferta dos diferentes gêneros aos estudantes na formação do Leitor – Júlio Emílio Braz

Mediação – Prof.  Girseley Alexandre Gonçalves Sato

11h- Perguntas

11h40 – Encerramento

 

Tarde – das 13h às 17h

DREs: Jaçanã / Tremembé, Campo Limpo, Freguesia / Brasilândia, Guaianases, Ipiranga, Itaquera, São Miguel Paulista.

13h– Credenciamento

13h30 -Abertura Institucional -Wagner Barbosa De Lima Palanch – Diretor do Núcleo Técnico de Currículo

14h– A Literatura como um Direito Inalienável– André Neves

14h40 – O Mediador de Leitura e a sua importância na constituição do Leitor –  Eliana Martins

15h20- A importância da oferta dos diferentes gêneros aos estudantes na formação do Leitor – Júlio Emílio Braz

Mediação – Professora  Alessandra Ribeiro Teixeira

16h – Perguntas

16h40 – Encerramento

 

Veja algumas fotos do evento:

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Site (21)

Projeto de Educação Antirracista leva professora da Rede Municipal a se tornar finalista do Prêmio Educador Nota 10

Publicado em: 23/09/2025 5h03 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Mulher com vestido vermelho e chapéu exibe premiação

Prêmio Paulo Freire reconhece projetos inéditos em escolas da Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 23/09/2025 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de Camila Pitanga em um cena do filme Malês, dirigido por Antônio Pitanga.

CEU São Miguel recebe Antônio Pitanga para bate-papo em pré-estreia do filme “Malês”

Publicado em: 23/09/2025 4h14 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Cadeira de rodas com tubos de pvc

Estudantes da EJA da EMEF Manoel Vieira de Queiroz constroem cadeira de rodas inteligente com materiais sustentáveis

Publicado em: 22/09/2025 9h51 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Crianças em uma quadra jogando futsal. Na imagem, há o detalhe de um rede da trave de futebol.

Virada Esportiva fortalece o lazer e a integração nos CEUs da capital

Publicado em: 20/09/2025 10h56 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.575