Mais de 400 mil estudantes vão às urnas para eleição de Grêmio Estudantil

Diretorias receberão R$ 5 mil para serem investidos nas próprias Escolas

Publicado em: 06/08/2019 16h38 | Atualizado em: 30/11/2020
Estudantes sentados em semi círculo. Um deles está com o braço levantado e parece estar falando

A gestão democrática nas Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs) e Ensino Médio (EMEFMs) está cada vez mais presente no cotidiano dos estudantes, pais e educadores das unidades que fazem parte da Secretaria Municipal de Educação (SME). Até quarta-feira (07) mais de 400 mil alunos, de 500 Escolas, vão às urnas e terão a oportunidade de escolherem seus representantes. As propostas das chapas gremistas foram analisadas em todas as unidades escolares e até o dia 12 de agosto todas devem formalizar a posse das diretorias eleitas.

O movimento para a constituição dos Grêmios começou em maio com a sensibilização dos diretores e diretoras das Escolas para que fomentassem o protagonismo estudantil. Com isso, em junho, ocorreu a eleição dos representantes de classe, as inscrições para a Comissão Eleitoral e a organização das chapas eleitorais em todas as unidades da SME.

O período de campanha eleitoral das chapas candidatas segue até terça-feira (06). A tão aguardada eleição ocorre na quarta-feira (07) e no dia seguinte é iniciada a apuração. Os resultados serão divulgados na sexta-feira (09) com a possibilidade de pleito eleito ou de abertura de 2º turno de eleições. A previsão é que a posse da diretoria eleita ocorra na segunda-feira (12).

Cada Grêmio receberá R$ 5 mil, junto com a direção da unidade escolar, decidir onde investir o dinheiro. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Covas e o repasse acontecerá ainda em 2019. A medida descentraliza o recurso público e fomenta o protagonismo dos estudantes. A transferência será feita via Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF) e cada valor estará destinado para uma atividade específica.

“O Grêmio Estudantil é uma das primeiras oportunidades que os jovens têm de participar da sociedade democrática. Com o Grêmio, os alunos têm voz na administração da escola, apresentando suas ideias e opiniões”, diz a Coordenadora da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (COCEU) Rafaela Burti.

Movimentação na Rede

Na EMEF Maria Cristina Tartaglia Sena, que fica no Centro Educacional Unificado (CEU) Parque Bristol, o processo de eleição está com força total. Os estudantes já montaram as suas chapas, formalizaram as propostas e já estão em campanha eleitoral. Três professores orientam o processo, que envolve cerca de 100 estudantes, divididos em sete chapas com alunos do 6º ao 8º ano. Os jovens que cursam o 9º ano não podem fazem parte das chapas por que em 2020 estarão em outra unidade escolar, no entanto, estão envolvidos em todo o processo como articuladores das propostas e organizadores.

O Diretor da Escola, Renato Hideo Caetano, conta que a participação dos estudantes está muito interessante e que vem despertando maior entendimento e reflexão sobre os processos políticos. “Os estudantes perceberam que, para conseguir votos, as chapas necessitam de representatividade e que é importante que tenha membros de diversas séries e turmas, para que os votantes sintam-se representados e deem o voto de confiança”, enfatiza o gestor.

Para o professor de História, Rodrigo Luís de Oliveira, é perceptível o grande interesse dos estudantes que apresentam menor rendimento ou interesse nas aulas. “Mudou bastante a forma como eles estão interagindo no ambiente escolar – estão mais respeitosos – penso que agora eles percebem que é possível mudar algo e que antes não sabiam como propor”, destaca o educador, que é um dos orientadores do processo eleitoral juntamente com as professoras Ana Cristina de Freitas e Adriana Dias de Deus.

A escola possui cerca de 1 mil crianças e adolescentes matriculados que cursam do 1º ao 9º ano. A eleição ocorre no dia 8 de agosto por meio de urna física e dois tipo de cédulas, uma ilustrada para estudantes dos anos iniciais e uma convencional para os estudantes maiores.

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.