Notícias

Mais de 300 mil estudantes podem solicitar CPF em escolas da Rede Municipal

Parceria com a Receita Federal pode fazer a emissão do documento gratuitamente

Publicado em: 12/02/2020 16h34 | Atualizado em: 06/08/2021
Vários estudantes em uma sala de aula

Uma parceria da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo com a Receita Federal possibilita a emissão de cerca de 300 mil Cadastros de Pessoa Física (CPF) aos estudantes das escolas municipais de São Paulo. O serviço é gratuito e pode ser solicitado na Unidade Escolar em que a criança ou adolescente está matriculado.

Para solicitar o documento é necessário dirigir-se à Unidade Escolar, certificar-se de que os dados pessoais do estudante e de seus familiares diretos (pai e mãe) estão corretos e autorizar a emissão. Depois de emitido, a escola informará às famílias o número do CPF.  Com o número em mãos, basta acessar o site da Receita Federal, imprimir e plastificar.

Atualmente, há somente dois postos da Receita Federal onde é possível solicitar a emissão gratuita do CPF, um no centro de São Paulo e outro na zona sul da cidade. Com esta parceria, a Secretaria Municipal de Educação amplia para cerca de um mil os postos de solicitação do documento.

Se a criança já possui CPF, basta informar a Unidade Escolar para que inclua no Sistema Escola On-line. Posteriormente o número será enviado para a Receita Federal para garantir a sua validação.

Este processo é permanente e em qualquer momento os pais podem comparecer a secretaria da Unidade Escolar onde seus filhos estudam para a inclusão do número já existente ou para oficializar a autorização de geração de CPF na escola. Até o momento já há cerca de 26 mil novas autorizações que serão enviadas a Receita Federal para geração de CPF num momento próximo.

Benefícios

A parceria já possibilitou que mais de 680 mil estudantes tivessem seus CPFs validados nos Sistema EOL e que 67 mil novos CPFs fossem gerados pela Receita Federal.

Cerca de 300 mil estudantes ainda não possuem um número de CPF. Com a sua emissão e inclusão no cadastro escolar será possível gerenciar de forma mais eficaz e unificada a presença dos estudantes em outros serviços públicos.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
1 2 3 1.211