Notícias
Mães iniciam trabalho nas escolas municipais de São Paulo nesta segunda-feira
No primeiro dia, 3.156 mulheres já assumiram suas vagas nas unidades educacionais, onde atuarão na implementação dos protocolos sanitários
Publicado em: 01/03/2021 12h46 | Atualizado em: 02/03/2021
Mães conversam com diretor da EMEF Fernando Azevedo
Começou hoje (1º de março) o trabalho das mães escolhidas para participar do Programa Operação Trabalho (POT) Volta às Aulas. Das 4.543 mulheres selecionadas inicialmente, 3.156 compareceram entre sexta-feira e domingo aos postos aos postos do CATE (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho e tiveram suas contratações oficializadas.
As mulheres que foram convocadas para o cargo, mas não puderam comparecer nos dias agendados, ainda podem procurar um dos 13 postos do CATE entre 10h e 16 h para regularizar sua situação
São pré-requisitos para aderir ao projeto ter mais de 18 anos, residir na cidade de São Paulo, estar desempregada há mais de quatro meses, não receber benefícios como seguro-desemprego e não ter renda familiar superior à metade do valor do salário mínimo.
Elas auxiliarão na implementação do cumprimento dos protocolos sanitários e de distanciamento social nas unidades de ensino municipais e receberão um benefício de R$ 1.155,00 mensais. O projeto foi desenvolvido em conjunto pelas secretarias municipais de Educação, Saúde e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho de São Paulo.
No total, serão aplicados R$ 34,7 milhões. As inscrições reuniram um total de 91.783 mulheres, média de 20 candidatos por vaga.
Prioritariamente, o programa admitiu mães de alunos de escolas públicas ou mulheres que morem nas comunidades onde elas estão situadas, com idades entre 18 e 50 anos. A carga horária será de 30h semanais, divididas em 24 horas de atividades nas frentes de trabalho e seis horas destinadas a cursos de qualificação profissional. O tempo do contrato será de 6 meses.
Cada uma das 1.535 unidades da rede municipal de ensino manterá três mulheres selecionadas para o projeto e 20% das vagas foram destinadas preferencialmente a jovens com idades entre 18 e 24 anos.
Entre as funções desempenhadas pelas inscritas no programa está a constante conscientização e orientação com respeito às normas de distanciamento social e ao cumprimento das determinações dos protocolos sanitários. As vagas serão distribuídas entre unidades educacionais espalhadas pelas 13 Diretorias Regionais de Ensino (DREs). O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, reforçou que essas mulheres não substituirão os trabalhadores efetivos ou terceirizados que atuam nas unidades educacionais.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para cadastro reserva para trabalhar no Centro de Multimeios da SME
Secretaria Municipal de Educação
Polos da Rede UNICEU oferecem mais de 5 mil vagas para cursos de graduação gratuitos da UNIVESP
Secretaria Municipal de Educação
Bolsas de estudos do Governo do Japão para professores da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Escolas da Rede Municipal iniciam processo eleitoral para os Grêmios Estudantis
Diretoria Regional de Educação São Miguel
CEU Vila Curuçá recebe escritora Heloisa Schurmann em bate-papo sobre preservação dos oceanos
Secretaria Municipal de Educação
Planejamento Estratégico mobiliza a Rede Municipal na construção coletiva de metas e estratégias
Relacionadas
Estão abertas as inscrições para cadastro reserva para trabalhar no Centro de Multimeios da SME
Publicado em: 13/02/2026 2h57 - em Secretaria Municipal de Educação
Polos da Rede UNICEU oferecem mais de 5 mil vagas para cursos de graduação gratuitos da UNIVESP
Publicado em: 13/02/2026 1h10 - em Secretaria Municipal de Educação
Bolsas de estudos do Governo do Japão para professores da Rede Municipal
Publicado em: 12/02/2026 12h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Escolas da Rede Municipal iniciam processo eleitoral para os Grêmios Estudantis
Publicado em: 12/02/2026 10h40 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Vila Curuçá recebe escritora Heloisa Schurmann em bate-papo sobre preservação dos oceanos
Publicado em: 11/02/2026 5h00 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel