Notícias
Luz, câmera e pipoca
Cinema na Escola, da EMEI Clara Nunes, busca ampliar a leitura de mundo dos alunos e promover a integração entre as turmas
Publicado em: 25/04/2016 16h22 | Atualizado em: 30/11/2020
A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Clara Nunes, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, organiza em todas as últimas quartas-feiras do mês o Cinema na Escola, projeto que busca ampliar o universo e a leitura de mundo dos alunos e promover a integração entre as turmas em um momento de lazer.
Cadeira, tela, iluminação, equipamentos de áudio e projeção transformam o espaço do refeitório em uma sala de cinema convencional. Para ajudar a compor o clima, também são distribuídos pipoca e suco durante um intervalo da sessão.
Segundo Leila Rocha, coordenadora pedagógica da escola, o cinema é uma ferramenta que possibilita o descobrimento da arte para as crianças e a atividade casa bem com a ideia do brincar e conviver harmoniosamente defendida pela unidade. “Buscamos propiciar aos nossos alunos diferentes experiências visando a qualificação e o enriquecimento de atividades”, completa.
O projeto Cinema na Escola funciona da seguinte forma: no calendário mensal pais e responsáveis são avisados sobre as datas das sessões, assim podem conversar com as crianças sobre o evento antes e depois dele. Isso funciona como uma extensão do caráter educativo da escola. Já no dia da sessão, ainda na sala de aula, os professores orientam o comportamento social no ambiente do cinema. Explicando que a pipoca é para degustação e que haverá uma pausa para uso do banheiro e recebimento da pipoca e suco.
“As sessões são mensais e ocorrem sempre nos períodos da manhã e da tarde. Para que todos os alunos da unidade tenham acesso e possam assistir”, explica a Leila. “Os filmes escolhidos e exibidos possibilitam uma exploração didática dos campos de experiência ou apenas o prazer do entretenimento”, completa.
Entre os títulos escolhidos para serem exibidos ao longo do ano estão: “Toy Story”, “Procurando Nemo” e “O Expresso Polar”. Há também alguns clássicos dos contos de fadas como “Pinóquio” e “Branca de Neve”. Além de filmes menos conhecidos, mas que abordam a coragem, o trabalho em equipe e amizade, como é o caso de “Bolt, O Super Cão”.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Estudantes da EMEF Antenor Nascentes fazem passeata de conscientização do Mês da Mulher
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Professora é finalista da 3ª edição do Prêmio Porvir com projeto de literatura preta e indígena
Secretaria Municipal de Educação
Gasto Público Tem Endereço: SME participa do 3º Desafio e reforça compromisso com a redução de desigualdades
CEU e COCEU
LEDUC reúne educadores no CEU Água Azul e fortalece debates sobre educação pública
Educomunicação
ECA Digital: com a sanção da lei, alunos de escolas municipais aprendem sobre proteção da imagem de crianças e adolescentes
Núcleo Técnico de Currículo
Clube de Leitura “Leia Educadora, Leia Educador” inicia encontros de 2026 na SME
Relacionadas
Estudantes da EMEF Antenor Nascentes fazem passeata de conscientização do Mês da Mulher
Publicado em: 18/03/2026 3h30 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Professora é finalista da 3ª edição do Prêmio Porvir com projeto de literatura preta e indígena
Publicado em: 18/03/2026 1h03 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Gasto Público Tem Endereço: SME participa do 3º Desafio e reforça compromisso com a redução de desigualdades
Publicado em: 18/03/2026 10h43 - em Secretaria Municipal de Educação
LEDUC reúne educadores no CEU Água Azul e fortalece debates sobre educação pública
Publicado em: 18/03/2026 10h00 - em CEU e COCEU
ECA Digital: com a sanção da lei, alunos de escolas municipais aprendem sobre proteção da imagem de crianças e adolescentes
Publicado em: 17/03/2026 5h13 - em Educomunicação