Notícias
Luz, câmera e pipoca
Cinema na Escola, da EMEI Clara Nunes, busca ampliar a leitura de mundo dos alunos e promover a integração entre as turmas
Publicado em: 25/04/2016 16h22 | Atualizado em: 30/11/2020
A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Clara Nunes, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, organiza em todas as últimas quartas-feiras do mês o Cinema na Escola, projeto que busca ampliar o universo e a leitura de mundo dos alunos e promover a integração entre as turmas em um momento de lazer.
Cadeira, tela, iluminação, equipamentos de áudio e projeção transformam o espaço do refeitório em uma sala de cinema convencional. Para ajudar a compor o clima, também são distribuídos pipoca e suco durante um intervalo da sessão.
Segundo Leila Rocha, coordenadora pedagógica da escola, o cinema é uma ferramenta que possibilita o descobrimento da arte para as crianças e a atividade casa bem com a ideia do brincar e conviver harmoniosamente defendida pela unidade. “Buscamos propiciar aos nossos alunos diferentes experiências visando a qualificação e o enriquecimento de atividades”, completa.
O projeto Cinema na Escola funciona da seguinte forma: no calendário mensal pais e responsáveis são avisados sobre as datas das sessões, assim podem conversar com as crianças sobre o evento antes e depois dele. Isso funciona como uma extensão do caráter educativo da escola. Já no dia da sessão, ainda na sala de aula, os professores orientam o comportamento social no ambiente do cinema. Explicando que a pipoca é para degustação e que haverá uma pausa para uso do banheiro e recebimento da pipoca e suco.
“As sessões são mensais e ocorrem sempre nos períodos da manhã e da tarde. Para que todos os alunos da unidade tenham acesso e possam assistir”, explica a Leila. “Os filmes escolhidos e exibidos possibilitam uma exploração didática dos campos de experiência ou apenas o prazer do entretenimento”, completa.
Entre os títulos escolhidos para serem exibidos ao longo do ano estão: “Toy Story”, “Procurando Nemo” e “O Expresso Polar”. Há também alguns clássicos dos contos de fadas como “Pinóquio” e “Branca de Neve”. Além de filmes menos conhecidos, mas que abordam a coragem, o trabalho em equipe e amizade, como é o caso de “Bolt, O Super Cão”.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Projeto Passarinhar transforma a biodiversidade em ferramenta pedagógica para a educação ambiental
Secretaria Municipal de Educação
Projeto sobre equidade de gênero mobiliza estudantes de escola municipal
Educação em Direitos Humanos
Programa Portas Abertas está com inscrições abertas para curso gratuito de português para imigrantes
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEI Compositor Silvio Caldas dá voz às crianças com criação de Conselho Mirim
Secretaria Municipal de Educação
Programa Mães Guardiãs conquista o Prêmio Cidades Educadoras 2026
Secretaria Municipal de Educação
“Dia B” leva atendimento odontológico às escolas municipais
Relacionadas
Projeto Passarinhar transforma a biodiversidade em ferramenta pedagógica para a educação ambiental
Publicado em: 25/03/2026 10h02 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Projeto sobre equidade de gênero mobiliza estudantes de escola municipal
Publicado em: 24/03/2026 6h28 - em Secretaria Municipal de Educação
Programa Portas Abertas está com inscrições abertas para curso gratuito de português para imigrantes
Publicado em: 24/03/2026 1h05 - em Educação em Direitos Humanos
EMEI Compositor Silvio Caldas dá voz às crianças com criação de Conselho Mirim
Publicado em: 23/03/2026 5h56 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Programa Mães Guardiãs conquista o Prêmio Cidades Educadoras 2026
Publicado em: 23/03/2026 3h53 - em Secretaria Municipal de Educação