Notícias

Luz, câmera e pipoca

Cinema na Escola, da EMEI Clara Nunes, busca ampliar a leitura de mundo dos alunos e promover a integração entre as turmas

Publicado em: 25/04/2016 16h22 | Atualizado em: 30/11/2020
Cinema na Escola na EMEI Clara Nunes_740x430.jpg

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Clara Nunes, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, organiza em todas as últimas quartas-feiras do mês o Cinema na Escola, projeto que busca ampliar o universo e a leitura de mundo dos alunos e promover a integração entre as turmas em um momento de lazer.

Cadeira, tela, iluminação, equipamentos de áudio e projeção transformam o espaço do refeitório em uma sala de cinema convencional. Para ajudar a compor o clima, também são distribuídos pipoca e suco durante um intervalo da sessão.

Segundo Leila Rocha, coordenadora pedagógica da escola, o cinema é uma ferramenta que possibilita o descobrimento da arte para as crianças e a atividade casa bem com a ideia do brincar e conviver harmoniosamente defendida pela unidade. “Buscamos propiciar aos nossos alunos diferentes experiências visando a qualificação e o enriquecimento de atividades”, completa.

O projeto Cinema na Escola funciona da seguinte forma: no calendário mensal pais e responsáveis são avisados sobre as datas das sessões, assim podem conversar com as crianças sobre o evento antes e depois dele. Isso funciona como uma extensão do caráter educativo da escola. Já no dia da sessão, ainda na sala de aula, os professores orientam o comportamento social no ambiente do cinema. Explicando que a pipoca é para degustação e que haverá uma pausa para uso do banheiro e recebimento da pipoca e suco.

“As sessões são mensais e ocorrem sempre nos períodos da manhã e da tarde. Para que todos os alunos da unidade tenham acesso e possam assistir”, explica a Leila. “Os filmes escolhidos e exibidos possibilitam uma exploração didática dos campos de experiência ou apenas o prazer do entretenimento”, completa.

Entre os títulos escolhidos para serem exibidos ao longo do ano estão: “Toy Story”, “Procurando Nemo” e “O Expresso Polar”. Há também alguns clássicos dos contos de fadas como “Pinóquio” e “Branca de Neve”. Além de filmes menos conhecidos, mas que abordam a coragem, o trabalho em equipe e amizade, como é o caso de “Bolt, O Super Cão”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia do ginásio coberto e da piscina de um Centro Educacional Unificado (CEU).

Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita

Publicado em: 08/05/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de várias crianças com uniforme escolar da PMSP. Elas estão na sala de aula e seguram carteirinhas em suas mãos.

Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas 

Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher de meia-idade realiza exame oftalmológico em consultório médico. Ela está posicionada diante de um equipamento de avaliação ocular, enquanto um profissional de saúde observa seus olhos pelo aparelho. A imagem destaca o atendimento especializado em saúde da visão.

CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito

Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea 

Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de uma kombi com várias gravura e inscrições e um casal a frente vestidos para apresentação cultura com chapéu, vestido e violão.
«1 2 3 1.655