Notícias

Luiz Gama e Machado de Assis no Seminário-Jornada Literária da DRE Itaquera

Evento discutiu sobre a produção intelectual de autores brasileiros negros

Publicado em: 08/08/2017 15h46 | Atualizado em: 30/11/2020

seminario_literario_740_x_430.jpg

A Diretoria Regional de Educação de Itaquera realizou, em 23 de junho, no auditório do Centro Educacional Unificado (CEU) Aricanduva, o Seminário-Jornada Literária DRE Itaquera: Luiz Gama e Machado de Assis com o tema central “O EU negro como resistência na Literatura Brasileira”.

Participaram do evento, educadores e gestores da Rede Municipal de Ensino, que durante o dia, ouviram palestras, relatos de práticas pedagógicas e assistiram a apresentações culturais.

Na parte da manhã, o evento teve início com a apresentação da Academia Estudantil de Letras – AEL – da região de Itaquera, a AEL Graciliano Ramos pertencente à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisco Alves Mendes Filho – Chico Mendes. Logo após, o Diretor Regional de Itaquera, Valter de Almeida Costa falou da importância do evento para formação dos educadores que contribuirá para o fortalecimento das propostas pedagógicas e a atuação dos profissionais em relação às práticas que valorizem a produção literária e intelectual de personalidades negras do Brasil. Em seguida a professora Joane Vilela, Diretora de Orientação Técnica (DOT) elogiou a iniciativa da DRE da Itaquera e endossou as palavras do Diretor Valter.

Dando continuidade ao Seminário-Jornada Literária, a professora Sueli Vaz, assessora da Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Educação (SME), Emilia Cipriano, apresentou o projeto de expansão das Academias Estudantis de Letras para a Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Logo em seguida, o professor Joaquim Maria Botelho, Presidente da União Brasileira de Escritores, falou sobre Machado de Assis e a professora doutora, Ligia Fonseca Ferreira, do Departamento de Letras da UNIFESP, discorreu sobre a vida e obra do escritor Luiz Gama (ex-escravizado, jornalista e advogado abolicionista). Em sua fala comentou que ao conhecer o projeto AEL da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo apresentado ali, ficaria muito contente em saber que futuramente seja fundada AEL Luiz Gama, já que também é biógrafa do escritor.
Palestrou também sobre Machado de Assis, a professora Maristela Sanches Bizarro, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atualmente é docente nos cursos de Publicidade e propaganda, Rádio e TV e Relações Públicas na FMU/Fiam/Faam.

Após o intervalo, no período da tarde, a apresentação cultural da AEL Walcyr Carrasco, da EMEF Danylo José Fernandes deu início aos trabalhos que continuaram com apresentações de relatos de práticas das Unidades Escolares Centro de Educação Infantil (CEI) Vereador Gabriel Nogueira quadros, Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dr. Bueno Azevedo e EMEF Danylo José Fernandes, sobre o tema “A Literatura nas práticas pedagógicas”.

Para compor a última mesa do encontro, discutindo sobre “A resistência Literária na Contemporaneidade”, foram convidados o jornalista e poeta Oswaldo de Camargo e o professor mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Vinebaldo Aleixo de Souza Filho.

Encerrando o evento, todos participaram do Sarau “Fala Negão, Fala mulher”.

Confira uma Galeria de Imagens do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de um tablet e duas mãos, uma segurando o aparelho e outra em movimento de tocar a tela.

Ciclo da escuta ativa continua nesta segunda-feira com as DREs Pirituba e Penha

Publicado em: 24/09/2021 5h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Criativos Na Escola

Desafio Criativos da Escola recebe inscrições para trabalhos do ciclo autoral

Publicado em: 23/09/2021 6h24 - em Secretaria Municipal de Educação

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

Educação convoca para escolha de escola mais aprovados em concurso

Publicado em: 23/09/2021 10h05 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de vacinação do Concurso Cultura Butantan. imagem com um gibi da turma da mônica
Ilustração com elementos visuais típicos de contos de fadas. Segue o texto: Antologia De Contos do ensino fundamental e médio, edição 2021

Inscrições para envio de textos para o livro Antologia de Contos foram prorrogadas

Publicado em: 22/09/2021 12h40 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.191