Notícias
Ludicidade e alfabetização na EMEF Carlos Francisco Gaspar
Projeto busca ajudar no processo de alfabetização e letramento por meio de jogos e brincadeiras
Publicado em: 15/05/2016 10h11 | Atualizado em: 30/11/2020
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Carlos Francisco Gaspar, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, realiza entre os alunos do 3º ano o projeto Ludicidade e Alfabetização, que visa trabalhar o processo de alfabetização, alimentar o imaginário infantil e desenvolver a leitura por meio de jogos e brincadeiras.
A atividade começou em fevereiro deste ano e é realizado duas vezes por semana, as segundas e quintas-feiras. “O objetivo deste projeto é ser uma ferramenta para ajudar a alfabetização e auxiliar a criança no processo de apropriação da leitura e da escrita como direito público”, afirma Maria José Souza, que em conjunto com Wilma da Silva, formam a coordenação pedagógica da unidade.
Segundo as coordenadoras, o projeto foi elaborado para ajudar os alunos que apresentam maior dificuldade no processo de ensino e aprendizagem. “Queremos garantir que todos os nossos alunos alcancem o direito de ler e escrever até o fim do ciclo de alfabetização”, completa Wilma.
No projeto Ludicidade e Alfabetização os jogos e brincadeiras são reconhecidos como uma ferramenta didática imprescindível no processo de ensino. Os conteúdos são explorados por meio de atividades, desenvolvidas pela Professora Thais Silva e que sempre têm o aprimoramento da leitura e escrita como foco do aprendizado. Uma das brincadeiras utilizadas, por exemplo, é o Bingo Fonético. Nele, a professora diz uma palavra e os pequenos têm de identificar o som das letras que formam esta palavra e localizá-las no cartão.
Outro jogo também muito trabalhado, e que costuma ajudar na consciência fonológica e construção das palavras, é o Dominó dos Sons. Neste, as crianças são estimuladas pela professora a imaginar como seriam as palavras se fossem tiradas ou acrescentadas sílabas. “O entusiasmo dos participantes é contagiante e já é possível notar os avanços no desenvolvimento das crianças que fazem parte dele”, destaca Maria José.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME lança documento pioneiro para fortalecer o enfrentamento à violência na primeira infância nas unidades educacionais
Secretaria Municipal de Educação
Seminário na Câmara debate práticas inclusivas na educação pública
Secretaria Municipal de Educação
SME recebe sindicalistas para tratar da valorização dos servidores do quadro de apoio
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
EMEF Gilberto Dupas está de “Olho na COP30”
Secretaria Municipal de Educação
Mês do Chocolate: Oficinas gratuitas do Programa Cozinha Escola chegam aos CEUs da capital paulista
Secretaria Municipal de Educação
Programa Imprensa Jovem é experiência inspiradora de Educação Integral selecionada pelo MEC
Relacionadas

Atendimento Educacional Especializado – Registros e Práticas na SAAI – Módulo II
Publicado em: 20/04/2016 4h03 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria na DRE Campo Limpo – Construção Curricular
Publicado em: 20/04/2016 4h03 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Autoavaliação institucional participativa
Publicado em: 20/04/2016 3h32 - em Educação Infantil

Jornada pela Democracia nos CEUs da DRE Pirituba
Publicado em: 20/04/2016 12h32 - em CEU e COCEU

Qualidade social e avaliação da Educação Infantil
Publicado em: 20/04/2016 10h55 - em CEU e COCEU