Notícias

Literatura angolana na Bienal do Livro

Imprensa Jovem Delane entrevista Marta Santos, escritora angolana

Publicado em: 08/11/2018 8h32 | Atualizado em: 30/11/2020

Bienal_740x430.jpg

No dia 11/08/18 os alunos da Imprensa Jovem da EMEF Professor Maílson Delane da DRE de Guaianases foram à 25° Bienal Internacional do Livro e entrevistaram Marta Santos, uma escritora, poetisa e jurista angolana. Na conversa, ela fala um pouco de suas obras literárias e do continente africano.

Escritora há quase 20 anos, com nove obras publicadas e tendo seu primeiro livro A Fada Clódi em diversas universidades do mundo, Marta decidiu focar na literatura infantil porque se sente mais calma. Porém afirma ser mais difícil escrever para esse público, porque a criança tem “um dom de verdade verdadeira”.

A escritora nos conta que suas obras têm quatro vertentes da dignidade humana: moral, cultura, educação e instrução e que , além de escrever para crianças, também escreve biografias, como a do rei da música angolana, um homem que só canta composições dele em língua kimbundu, um idioma do norte da Angola.

A obra “A fada Clodi” aborda a cartase da perda de um filho e é estudada em algumas universidades pelo mundo, assim como “A biografia do rei da música angolana”, que fala sobre um homem do tempo em que negro não era considerado gente e foi lhe dado o título de rei da música angolana. Inclusive no Brasil são feitas várias teses sobre a música angolana e sobre a história do povo angolano no Brasil a partir da obra de Marta.

A escritora também conversou sobre a questão do negro no Brasil. Segundo ela, a sabedoria africana diz “olha para o céu e veja várias estrelas. Cada estrela é um pontinho, um menino de uma cor diferente, mas eles são todos necessários”.

As obras de Marta Santos estão disponíveis nas melhores livrarias do Brasil e do mundo.

Jovem repórter: Camili Diniz

Jovem câmera: Wendel Requião

Jovem fotógrafo: Renan William

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de um notebook sobre uma mesa com a mão de uma pessoa que veste camiseta preta. Ao seu lado aparece a mão de outra pessoa.

Seminários do ciclo de escuta ativa das DREs São Mateus e Santo Amaro ocorrem nesta segunda-feira

Publicado em: 17/09/2021 6h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner 8ª edição do Premio Educação em Direitos Humanos 2021
Banner do Educador em Destaque
Imagem com mosaico de sete fotografias de pessoas em uma reunião on-line.

SME tem semana de reuniões bilaterais com as entidades sindicais

Publicado em: 16/09/2021 8h49 - em Secretaria Municipal de Educação

825x470
1 2 3 1.189