Literatura angolana na Bienal do Livro

Imprensa Jovem Delane entrevista Marta Santos, escritora angolana

Publicado em: 08/11/2018 8h32 | Atualizado em: 30/11/2020

Bienal_740x430.jpg

No dia 11/08/18 os alunos da Imprensa Jovem da EMEF Professor Maílson Delane da DRE de Guaianases foram à 25° Bienal Internacional do Livro e entrevistaram Marta Santos, uma escritora, poetisa e jurista angolana. Na conversa, ela fala um pouco de suas obras literárias e do continente africano.

Escritora há quase 20 anos, com nove obras publicadas e tendo seu primeiro livro A Fada Clódi em diversas universidades do mundo, Marta decidiu focar na literatura infantil porque se sente mais calma. Porém afirma ser mais difícil escrever para esse público, porque a criança tem “um dom de verdade verdadeira”.

A escritora nos conta que suas obras têm quatro vertentes da dignidade humana: moral, cultura, educação e instrução e que , além de escrever para crianças, também escreve biografias, como a do rei da música angolana, um homem que só canta composições dele em língua kimbundu, um idioma do norte da Angola.

A obra “A fada Clodi” aborda a cartase da perda de um filho e é estudada em algumas universidades pelo mundo, assim como “A biografia do rei da música angolana”, que fala sobre um homem do tempo em que negro não era considerado gente e foi lhe dado o título de rei da música angolana. Inclusive no Brasil são feitas várias teses sobre a música angolana e sobre a história do povo angolano no Brasil a partir da obra de Marta.

A escritora também conversou sobre a questão do negro no Brasil. Segundo ela, a sabedoria africana diz “olha para o céu e veja várias estrelas. Cada estrela é um pontinho, um menino de uma cor diferente, mas eles são todos necessários”.

As obras de Marta Santos estão disponíveis nas melhores livrarias do Brasil e do mundo.

Jovem repórter: Camili Diniz

Jovem câmera: Wendel Requião

Jovem fotógrafo: Renan William

Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma mulher auxiliando crianças no processo de higiene Mães Guardiãs

Secretaria Municipal de Educação participa do Encontro POT Mães Guardiãs