Notícias

Lições Elementares de Iniciação ao Xadrez

Inscrições devem ser feitas de acordo com o cronograma de cada Diretoria Regional de Educação

Publicado em: 12/04/2018 17h09 | Atualizado em: 30/11/2020

licoes_elementares_xadrez_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria do Centro de Educação Unificado e da Educação Integral (COCEU), comunica a realização do curso Lições Elementares de Iniciação ao Xadrez.

O curso irá possibilitar, aos participantes, conhecimentos relativos aos fundamentos teóricos de iniciação ao xadrez, dando enfoque aos aspectos pedagógicos do xadrez escolar, visando o aumento do número de Professores de xadrez na rede municipal de ensino e a ampliação do tempo de permanência dos estudantes nas unidades educacionais e nos Centros Educacionais Unificados (CEUs).

Serão abordados conteúdos sobre a história do xadrez, regras básicas, casos de empate, sistema algébrico de notação, elementos do xeque-mate, mates em um lance, mates elementares, elementos táticos e noções básicas de abertura.

Podem participar Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola e Supervisor Escolar.

A carga horária do curso é de 24 horas presenciais.

As inscrições deverão ser enviadas nos respectivos e-mails ou links das Diretorias Regionais de Educação (DREs), contendo: nome completo, nº do R.F, cargo/função, nº do CPF, nome da unidade de lotação/exercício e horário de trabalho.

Acesse o comunicado oficial publicado no Diário Oficial da Cidade com o cronograma, link de inscrição e e-mail de cada DRE.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de um palco durante um evento institucional. Ao fundo, há um painel grande em tons de azul e verde a identificação do 68º Congresso Estadual de Municípios da APM. À frente do painel, seis pessoas estão lado a lado, em pé, sorrindo para a foto. Todas usam crachá de identificação. O grupo é composto por homens e mulheres, vestidos com trajes formais e sociais, como ternos, blazer e vestidos. O ambiente é bem iluminado, com destaque para o palco e os participantes.

Secretaria da Educação representa a cidade no 68º Congresso Estadual de Municípios 

Publicado em: 06/04/2026 5h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Imagem com fundo rosa escuro e branco e o texto
Imagem de uma criança pequena sentada à mesa, concentrada enquanto escreve ou desenha em uma folha de papel. Ao lado, uma mulher observa atentamente e oferece apoio, com expressão de cuidado e orientação. Ao fundo, outras pessoas aparecem desfocadas, sugerindo um ambiente escolar. A cena transmite um momento de aprendizagem e acompanhamento individual.

São Paulo avança na alfabetização e supera meta do MEC 

Publicado em: 01/04/2026 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.642