Notícias

Leituraço na EMEF Almirante Ary Parreiras

Atividades envolveram alunos de todos os ciclos

Publicado em: 06/05/2016 9h49 | Atualizado em: 30/11/2020

leituraco_740_x_430.jpg

Na semana de 28 de março a 1º de abril, a EMEF Almirante Ary Parreiras, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, realizou o Leituraço 2016. A atividade envolveu alunos e professores em uma semana dedicada à leitura em todas as disciplinas dos Ciclos de Alfabetização, Interdisciplinar e Autoral. Os livros foram selecionados antecipadamente e a leitura aconteceu durante as aulas. Contos, crônicas e poesias formaram o repertório utilizado durante as atividades.

O Laboratório de Informática foi ambientando para receber o Leituraço, que teve como temática “A Cultura Indígena”. Os alunos tiveram a possibilidade de vivenciar, junto com a professora Débora Garofalo a cultura indígena através do artesanato, de objetos como a lança – que traz o símbolo do espirito do índio guerreiro, vaso com gravuras da representação dos pataxós, pilão e a experimentação da mandioca típica indígena. Em roda de conversa, conheceram a história desses objetos e da alimentação indígena. Os alunos também pesquisaram sobre a tribo Pataxós e participaram da audição do audiolivro “Como Nasceram as Estrelas”, de Clarice Lispector.

A Sala de Leitura foi devidamente ambientada e a Professora Armanda Costa levou os alunos ao conhecimento da cultura indígena por meio de leituras de origem indígenas e africanas. Houve também momentos de trocas com alimentos e músicas, além de conversas sobre a literatura apresentada.

Clique aqui para ver a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Do Jardim Ângela para o país: professora da Rede Municipal é vencedora no Prêmio Educador Nota 10

Do Jardim Ângela para o país: professora da Rede Municipal é vencedora no Prêmio Educador Nota 10

Publicado em: 29/10/2025 1h15 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Ceu São Miguel
Fotografia de estudantes na sala de aula Saeb
Três imagens com colmeias de abelhas

Meliponário na EMEI Pedro de Toledo leva educação ambiental para as crianças

Publicado em: 24/10/2025 6h09 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Fotografia dos estudantes Joanna Santos da Silva e Yuri Monteiro da Silva no aeroporto segurando a bandeira do Estado de São Paulo.

Estudantes da Rede Municipal representam São Paulo na Conferência Nacional do Meio Ambiente

Publicado em: 24/10/2025 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

«1 2 3 1.591