Notícias

Leituraço Agosto Indígena na CEU EMEF Caminho do Mar

Projeto realizado com o objetivo de desconstruir estereótipos sobre populações indígenas

Publicado em: 12/09/2017 15h50 | Atualizado em: 30/11/2020

Leituraco_Agosto_Indigena_Caminho_Mar_740_x_430.jpg

Entre 21 e 25 de agosto foi realizado o Leituraço Agosto Indígena na
Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) do Centro Educacional Unificado (CEU) Caminho do Mar, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro.

Durante os dias do projeto foram realizadas leituras de livros, apresentações em vídeo sobre a cultura indígena, jogos e brincadeiras indígenas, exposição de painéis, apresentação teatral e dança indígena, além de pesquisas sobre as tribos indígenas, nomes de bairros derivados da cultura indígena e medicina indígena. Também foram realizadas a caracterização dos alunos, decoração da escola e comidas típicas para o jantar. As atividades foram realizadas em diversos espaços da escola e envolveram alunos do Fundamental I e Fundamental II.

Leituraço – O projeto, presente na Rede Municipal de Ensino (RME) desde 2014, propõe que a escolha de livros para serem lidos durante as atividades alinhe-se a uma perspectiva estética e política de valorização da cultura e história das populações afro-brasileira, indígena e imigrante, contribuindo, assim, para a desconstrução dos estereótipos que povoam o imaginário sobre estas populações e fortalecendo as identidades de estudantes e educadores.

O Leituraço tem como objetivo contribuir para o processo de implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, visto que o projeto contribui para o fortalecimento das identidades dessas populações, historicamente sub-representadas no cânone literário. Além disso, a ação insere-se no contexto do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB) de São Paulo, na medida em que contempla alguns princípios e objetivos do plano, como o debate e a promoção da biodiversidade e de uma literatura não hegemônica.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Pensando a Tecnologia Assistiva na prática pedagógica

Pensando a Tecnologia Assistiva na prática pedagógica

Publicado em: 05/04/2016 12h30 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA)

Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA)

Publicado em: 05/04/2016 10h02 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

SME promove Seminário Compartilhando Práticas Pedagógicas Inclusivas

Portas Abertas para a Inclusão

Publicado em: 04/04/2016 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Dialogando com os gestores na educação infantil e no ciclo de alfabetização

Dialogando com os gestores na educação infantil e no ciclo de alfabetização

Publicado em: 04/04/2016 3h52 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Seminário de Lançamento do Projeto Arca de Ébano

Seminário de Lançamento do Projeto Arca de Ébano

Publicado em: 04/04/2016 3h51 - em CEU e COCEU

1 1.348 1.349 1.350 1.351 1.352 1.515