Lançamento da 2ª edição do concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”

Participe! As inscrições foram prorrogadas até 12 de julho.

Publicado em: 11/07/2017 16h46 | Atualizado em: 30/11/2020

No dia 11 de abril foi lançado o concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, realizado e organizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As inscrições devem ser feitas no site do concurso e ficam abertas até o dia 12 de julho.
O objetivo do concurso é valorizar o papel dos merendeiros, promover a formação de hábitos alimentares saudáveis e mobilizar a comunidade escolar para ações de educação alimentar e nutricional. O concurso é aberto para merendeiros que atuam em todas as escolas públicas da educação básica do Brasil. Leia o regulamento do concurso.

Etapas do Concurso e Premiações
O concurso será dividido em quatro etapas: eliminatória, estadual, regional e nacional.

Na etapa Eliminatória, serão classificadas as receitas cujas escolas alcançarem a pontuação mínima de 6 de acordo com os seguintes critérios: possuir nutricionista Responsável Técnico, realizar ações de Educação Alimentar e Nutricional e adquirir alimentos provenientes da agricultura familiar. Todos os participantes que tiverem suas receitas classificadas receberão certificado de participação.
Para a etapa Estadual, será aberta uma votação através do site do Concurso, em que nutricionistas ligados ao FNDE e membros dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) poderão selecionar até 4 receitas inscritas do seu estado para participar da próxima fase. Ainda nessa etapa, serão selecionadas as 5 receitas mais votadas por estado, totalizando 135 receitas. Os ganhadores dessa etapa receberão um kit para manipuladores de alimentos.

Na terceira etapa, Regional, os nutricionistas e membros do CAE irão selecionar as 3 melhores receitas de sua região para participar da próxima fase, totalizando 15 receitas. Para os ganhadores dessa etapa será oferecido um curso de boas práticas e elaboração de receitas.

Na quarta e última etapa, Nacional, os 15 finalistas apresentarão a receita e a atividade de Educação Alimentar e Nutricional em Brasília, onde serão selecionadas as 5 melhores receitas, 1 de cada região do país. Os 15 finalistas receberão prêmios em dinheiro e os 5 primeiros colocados, receberão ainda uma viagem internacional.

Como participar
Para participar do concurso, os merendeiros deverão inscrever a receita e mobilizar a escola para desenvolver pelo menos uma atividade de Educação Alimentar e Nutricional que esteja relacionada à preparação da receita.

As inscrições podem ser feitas no site do concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”. Confira o regulamento do concurso.