Notícias
Jovens leitores da EMEF Arthur Neiva participam de bate-papo com escritores
José Roberto Torero e Marcus Haurelius Pimenta conversaram com alunos e acompanharam apresentações
Publicado em: 06/09/2018 14h30 | Atualizado em: 30/11/2020
Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Arthur Neiva, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, tiveram uma manhã especial no dia 29 de setembro, quando puderam conversar com os escritores José Roberto Torero e Marcus Haurelius Pimenta e apresentar releituras e adaptações de seus livros.
Foi pensando na importância dos contos de fadas que as Professoras Orientadoras de Sala de Leitura (POSLs), Gláucia e Maria, convidaram, no primeiro semestre deste ano, os autores de literatura infantil para visitarem a escola, a fim de proporcionar aos estudantes o contato direto com aqueles que escrevem as histórias que tanto os encantam.
Aceito o convite, foi iniciado um trabalho de leitura de algumas obras de Torero e Pimenta. Ao longo do projeto, as POSLs estimularam nos alunos a curiosidade sobre os escritores em relação aos livros e suas escritas e propuseram a elaboração de paródias, cup song (música em que o ritmo é feito com o som das mãos e de copo) e teatro. Na sala de aula, os professores também realizaram trabalhos paralelos com os livros: reescritas, novas versões, entre outros.
A partir daí, outras expressões culturais foram surgindo: apresentações teatrais, releituras dos textos, confecção de cartazes, desenhos e músicas. O resultado foi um verdadeiro festival literário.
Entre as apresentações do evento, os autores autografaram, responderam dúvidas dos alunos, tiraram fotos e se encantaram com o carinho que receberam. Os escritores foram presenteados com o livro Dias de Chuva, da escritora Carolina Mancini, professora da escola. A Sala de Leitura foi presenteada com livros dos escritores para o acervo. As representantes da DIPED da DRE Itaquera, Lúcia e Ana, acompanharam todas as atividades.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Copa Kahoot mobiliza estudantes do 1º ao 9º ano na EMEF José Augusto César Salgado
Programa Grêmio estudantil
Segunda edição do projeto “Chama na Solução - Escolas pela Paz” mobiliza escolas da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo realiza visita técnica a obras do futuro CEU Brasilândia na zona Norte
Secretaria Municipal de Educação
Recreio nas Férias: inscrições agora acontecem diretamente nos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
Escola municipal organiza álbum da copa produzido pelas crianças
Diretoria Regional de Educação Butantã
Conhece alguém que quer voltar a estudar? A EJA está com matrículas abertas o ano todo
Relacionadas
Copa Kahoot mobiliza estudantes do 1º ao 9º ano na EMEF José Augusto César Salgado
Publicado em: 03/07/2026 2h03 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Segunda edição do projeto “Chama na Solução – Escolas pela Paz” mobiliza escolas da Rede Municipal
Publicado em: 03/07/2026 12h50 - em Programa Grêmio estudantil
Prefeitura de São Paulo realiza visita técnica a obras do futuro CEU Brasilândia na zona Norte
Publicado em: 03/07/2026 11h57 - em Secretaria Municipal de Educação
Recreio nas Férias: inscrições agora acontecem diretamente nos CEUs
Publicado em: 02/07/2026 12h41 - em Secretaria Municipal de Educação
Escola municipal organiza álbum da copa produzido pelas crianças
Publicado em: 01/07/2026 5h47 - em Secretaria Municipal de Educação