Notícias

Jovens leitores da EMEF Arthur Neiva participam de bate-papo com escritores

José Roberto Torero e Marcus Haurelius Pimenta conversaram com alunos e acompanharam apresentações

Publicado em: 06/09/2018 14h30 | Atualizado em: 30/11/2020

jovens_leitores_740_x_430.jpg

Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Arthur Neiva, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, tiveram uma manhã especial no dia 29 de setembro, quando puderam conversar com os escritores José Roberto Torero e Marcus Haurelius Pimenta e apresentar releituras e adaptações de seus livros.

Foi pensando na importância dos contos de fadas que as Professoras Orientadoras de Sala de Leitura (POSLs), Gláucia e Maria, convidaram, no primeiro semestre deste ano, os autores de literatura infantil para visitarem a escola, a fim de proporcionar aos estudantes o contato direto com aqueles que escrevem as histórias que tanto os encantam.

Aceito o convite, foi iniciado um trabalho de leitura de algumas obras de Torero e Pimenta. Ao longo do projeto, as POSLs estimularam nos alunos a curiosidade sobre os escritores em relação aos livros e suas escritas e propuseram a elaboração de paródias, cup song (música em que o ritmo é feito com o som das mãos e de copo) e teatro. Na sala de aula, os professores também realizaram trabalhos paralelos com os livros: reescritas, novas versões, entre outros.

A partir daí, outras expressões culturais foram surgindo: apresentações teatrais, releituras dos textos, confecção de cartazes, desenhos e músicas. O resultado foi um verdadeiro festival literário.

Entre as apresentações do evento, os autores autografaram, responderam dúvidas dos alunos, tiraram fotos e se encantaram com o carinho que receberam. Os escritores foram presenteados com o livro Dias de Chuva, da escritora Carolina Mancini, professora da escola. A Sala de Leitura foi presenteada com livros dos escritores para o acervo. As representantes da DIPED da DRE Itaquera, Lúcia e Ana, acompanharam todas as atividades.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Imagem com fundo rosa escuro e branco e o texto
Imagem de uma criança pequena sentada à mesa, concentrada enquanto escreve ou desenha em uma folha de papel. Ao lado, uma mulher observa atentamente e oferece apoio, com expressão de cuidado e orientação. Ao fundo, outras pessoas aparecem desfocadas, sugerindo um ambiente escolar. A cena transmite um momento de aprendizagem e acompanhamento individual.

São Paulo avança na alfabetização e supera meta do MEC 

Publicado em: 01/04/2026 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um evento em ambiente interno, com duas mulheres sentadas em poltronas à frente de uma plateia. Uma delas fala ao microfone enquanto gesticula, e a outra escuta atentamente. Ao fundo, há uma projeção em tela com informações sobre alfabetização, incluindo texto institucional e a foto de uma mulher. Na frente das palestrantes, há pequenas mesas com copos e jarros de água. O público está sentado, de costas para a câmera, acompanhando a apresentação.

SME institui grupo de trabalho para fortalecer a política de alfabetização na rede municipal 

Publicado em: 01/04/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.641