Notícias
Jovens leitores da EMEF Arthur Neiva participam de bate-papo com escritores
José Roberto Torero e Marcus Haurelius Pimenta conversaram com alunos e acompanharam apresentações
Publicado em: 06/09/2018 14h30 | Atualizado em: 30/11/2020
Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Arthur Neiva, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, tiveram uma manhã especial no dia 29 de setembro, quando puderam conversar com os escritores José Roberto Torero e Marcus Haurelius Pimenta e apresentar releituras e adaptações de seus livros.
Foi pensando na importância dos contos de fadas que as Professoras Orientadoras de Sala de Leitura (POSLs), Gláucia e Maria, convidaram, no primeiro semestre deste ano, os autores de literatura infantil para visitarem a escola, a fim de proporcionar aos estudantes o contato direto com aqueles que escrevem as histórias que tanto os encantam.
Aceito o convite, foi iniciado um trabalho de leitura de algumas obras de Torero e Pimenta. Ao longo do projeto, as POSLs estimularam nos alunos a curiosidade sobre os escritores em relação aos livros e suas escritas e propuseram a elaboração de paródias, cup song (música em que o ritmo é feito com o som das mãos e de copo) e teatro. Na sala de aula, os professores também realizaram trabalhos paralelos com os livros: reescritas, novas versões, entre outros.
A partir daí, outras expressões culturais foram surgindo: apresentações teatrais, releituras dos textos, confecção de cartazes, desenhos e músicas. O resultado foi um verdadeiro festival literário.
Entre as apresentações do evento, os autores autografaram, responderam dúvidas dos alunos, tiraram fotos e se encantaram com o carinho que receberam. Os escritores foram presenteados com o livro Dias de Chuva, da escritora Carolina Mancini, professora da escola. A Sala de Leitura foi presenteada com livros dos escritores para o acervo. As representantes da DIPED da DRE Itaquera, Lúcia e Ana, acompanharam todas as atividades.
Notícias Mais Recentes
CEU e COCEU
Acordo vai ampliar o ensino de língua francesa na rede municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME firma termo de intenção com a Comgás para modernizar infraestrutura escolar e melhorar o uso de energia sustentável
Secretaria Municipal de Educação
SME inicia formação de 2026 de novas embaixadoras da Rede Amigos do Peito
Secretaria Municipal de Educação
Esgrima abre caminhos e revela talentos no CEU Paraisópolis
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Estudantes da rede municipal conquistam 1º e 2º lugar em Concurso Nacional de Literatura Surda
Secretaria Municipal de Educação
Incentivo à leitura: escolas recebem mangás, histórias em quadrinhos e outros formatos literários
Relacionadas
Acordo vai ampliar o ensino de língua francesa na rede municipal
Publicado em: 10/04/2026 5h14 - em CEU e COCEU
SME firma termo de intenção com a Comgás para modernizar infraestrutura escolar e melhorar o uso de energia sustentável
Publicado em: 10/04/2026 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação
SME inicia formação de 2026 de novas embaixadoras da Rede Amigos do Peito
Publicado em: 10/04/2026 12h10 - em Secretaria Municipal de Educação
Esgrima abre caminhos e revela talentos no CEU Paraisópolis
Publicado em: 10/04/2026 11h18 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da rede municipal conquistam 1º e 2º lugar em Concurso Nacional de Literatura Surda
Publicado em: 10/04/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga