Notícias
José Luis Salmaso
Professor Autor
Publicado em: 11/07/2017 16h59 | Atualizado em: 30/11/2020
SINERGIA
Revista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, v.11 n.1, jan./jun.,2010
– Artigo de José Luís Salmaso: Autonomia e construção do conhecimento: a ação supervisora nos processos formativos na educação básica
Este artigo visa contribuir para a reflexão sobre o papel do Supervisor Escolar nos processos formativos, tanto os formais e oficiais, quanto aqueles existentes nas práticas institucionais que permeiam o ambiente escolar. Destaca o papel mediador da ação supervisora na construção do conhecimento para uma educação e uma escola emancipatórias e o compromisso político desse profissional da educação com os direitos engendrados na práxis social brasileira hodierna, tornado-se sujeito e partícipe desse processo.
Ação supervisora: tendências e práticas – Editora CRV – 2012 Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani / José Luís Salmaso / Júlio Gomes Almeida Este livro reúne artigos sobre a Ação Supervisora, escrito por supervisores escolares da rede municipal de ensino de São Paulo, formando um mosaico revelador das concepções presentes na sua prática. Os textos estão organizados em dois eixos: um concentra os mais relacionados à ação supervisora e políticas públicas educacionais e o outro traz as experiências de formação de gestores feita pelos supervisores escolares. Cada um deles traz resultados de diferentes experiências: pesquisas acadêmicas, participação em atividades de formação continuada, acompanhamento das unidades escolares, discussões em grupos de estudos etc. Supervisão educacional – as tensões no acompanhamento do trabalho escolar O livro Supervisão educacional: as tensões no acompanhamento do trabalho escolar apresenta a supervisão educacional como mediação entre as necessidades das unidades e as políticas desenvolvidas pelo sistema de ensino. A obra discute, a partir da visão de supervisores, o papel que esse profissional ocupa no sistema de ensino em que atua. Considera que essa atuação acontece em um contexto de mudanças significativas, promovidas pelo grande avanço das tecnologias e suas repercussões em diferentes setores da vida social, o que tem questionado o papel da escola e dos profissionais que nela atuam, trazendo-lhes novas demandas e novos desafios. Assim, trata-se de um trabalho que propõe um estilo de supervisão educacional que foge ao estilo clássico do supervisionar, fundado na hierarquia, na fiscalização e no controle, caminhando em direção a um estilo de supervisão fundado no compromisso com a melhoria da qualidade da escola pública. |
Contato: jsalmaso@prefeitura.sp.gov.br Supervisor Escolar – DRE IP
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrição para credenciamento de avaliadores musicais e coreográficos
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para curso “Educação para Sustentabilidade na Primeira Infância”
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP anuncia implantação do CEU Grajaú
Secretaria Municipal de Educação
Parceria entre Prefeitura de São Paulo e SESI vai atender cerca de 10 mil crianças e jovens com atividades de esporte e danças
Secretaria Municipal de Educação
SME elabora documento para ações de Matemática no mês de maio
Secretaria Municipal de Educação
Famílias do CEI Cantinho da Tia Isaura constroem composteira
Relacionadas
Manual para participar do Prêmio Parlamento Jovem Paulistano 2024 está disponível
Publicado em: 23/04/2024 5h04 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura inaugura creche em homenagem à cantora Elza Soares na região do Jaçanã
Publicado em: 23/04/2024 4h47 - em Secretaria Municipal de Educação
Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS
Publicado em: 22/04/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação
SME promove encontro formativo online que discute a democracia na escola e a ideia de participação
Publicado em: 19/04/2024 5h23 - em CEU e COCEU
EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade
Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé