Notícias

José Luis Salmaso

Professor Autor

Publicado em: 11/07/2017 16h59 | Atualizado em: 30/11/2020

 JOSELUIS1.jpg          JOSELUIS2.jpg            jose_luis_salmaso.jpg

SINERGIA
Revista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, v.11 n.1, jan./jun.,2010
 – Artigo de José Luís Salmaso: Autonomia e construção do conhecimento: a ação supervisora nos processos formativos na educação básica

Este artigo visa contribuir para a reflexão sobre o papel do Supervisor Escolar nos processos formativos, tanto os formais e oficiais, quanto aqueles existentes nas práticas institucionais que permeiam o ambiente escolar. Destaca o papel mediador da ação supervisora na construção do conhecimento para uma educação e uma escola emancipatórias e o compromisso político desse profissional da educação com os direitos engendrados na práxis social brasileira hodierna, tornado-se sujeito e partícipe desse processo.

Ação supervisora: tendências e práticas – Editora CRV – 2012
Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani / José Luís Salmaso / Júlio Gomes Almeida

Este livro reúne artigos sobre a Ação Supervisora, escrito por supervisores escolares da rede municipal de ensino de São Paulo, formando um mosaico revelador das concepções presentes na sua prática. Os textos estão organizados em dois eixos: um concentra os mais relacionados à ação supervisora e políticas públicas educacionais e o outro traz as experiências de formação de gestores feita pelos supervisores escolares. Cada um deles traz resultados de diferentes experiências: pesquisas acadêmicas, participação em atividades de formação continuada, acompanhamento das unidades escolares, discussões em grupos de estudos etc.

Supervisão educacional – as tensões no acompanhamento do trabalho escolar
Edição: 1ª / Ano da Edição: 2017 / Editora: Appris

O livro Supervisão educacional: as tensões no acompanhamento do trabalho escolar apresenta a supervisão educacional como mediação entre as necessidades das unidades e as políticas desenvolvidas pelo sistema de ensino. A obra discute, a partir da visão de supervisores, o papel que esse profissional ocupa no sistema de ensino em que atua. Considera que essa atuação acontece em um contexto de mudanças significativas, promovidas pelo grande avanço das tecnologias e suas repercussões em diferentes setores da vida social, o que tem questionado o papel da escola e dos profissionais que nela atuam, trazendo-lhes novas demandas e novos desafios. Assim, trata-se de um trabalho que propõe um estilo de supervisão educacional que foge ao estilo clássico do supervisionar, fundado na hierarquia, na fiscalização e no controle, caminhando em direção a um estilo de supervisão fundado no compromisso com a melhoria da qualidade da escola pública.

Contato: jsalmaso@prefeitura.sp.gov.br Supervisor Escolar – DRE IP

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
1 2 3 1.299