Notícias

Jornada Pedagógica da Educação Infantil na Diretoria Regional de Educação Guaianases

As atividades envolveram mais de 4 mil educadores nas 53 oficinas e relatos de prática

Publicado em: 26/08/2019 15h57 | Atualizado em: 30/11/2020

jornadapedagogica2_740x430.jpg

Na última sexta-feira (28) a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases participou da Jornada Pedagógica da Educação Infantil, ação formativa proposta pela Secretaria Municipal de Educação – SME, como parte integrante do movimento de implementação do Currículo da Cidade – Educação Infantil.

Foram oferecidas 53 oficinas e relatos de prática, divididos em 14 polos no território, como Centros Educacionais Unificados – CEUs, Unidades Educacionais, espaços da Divisão Pedagógica – DIPED, do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI, auditório da DRE e Fábrica de Cultura. Mais de 4 mil Profissionais dos Centros de Educação Infantil (CEIs – Redes Direta e Parceira) e das Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEIs participaram das atividades formativas, dentre professores, equipes gestoras e quadro de apoio.

Para a Diretora da Divisão Pedagógica da DRE, Ester Marques de Paula Dionísio, a Jornada foi um marco inédito, pois a Rede Municipal abraçou uma ideia inicial que, desde 2017 vem desenvolvendo o “Dia da infância”. “A Jornada pedagógica foi um marco inédito para educação infantil, os relatos de prática geram reflexões e pensamentos positivos ao educador, fazendo com que se pense em implantar algo novo em seu dia a dia, levando novos conhecimentos, através das atividades realizadas na Jornada Pedagógica”, afirmou.

jornadapedagogica_740x430.jpg
(No CEU Jambeiro foi realizada a Oficina: Sarau para Bebês e Crianças: potência literária na escola).

Por fim ressaltou a importância da ação. “Sem dúvida é uma aprendizagem para todos os docentes. Foi um momento de grande partilha de saberes e generosidade pedagógica, em que os profissionais da Educação Infantil se encontraram, trocaram, avaliaram e revisitaram suas práticas. Certamente voltarão para suas escolas com a cabeça borbulhando de ideias, provocados a qualificar ainda mais as possibilidades de aprendizagens dos bebês e crianças”, completou a Diretora.

As atividades foram organizadas e mediadas por professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escola, supervisores escolares, formadores da DRE e palestrantes convidados, sob a coordenação da equipe de Educação Infantil da DIPED. As temáticas trabalhadas tiveram como embasamento legal os eixos do Currículo da Cidade.

Além das atividades desenvolvidas nas oficinas e relatos, os participantes foram acolhidos com intervenções culturais: música, dança, teatro, circo e a contação de histórias.

A Diretora Regional de Educação da DRE Guaianases, Lucimeire Cabral de Santana, reforça o quão importante são essas ações para educação. “Finalizamos esse dia com muita felicidade em ver que tudo o que está sendo feito vem trazendo um impacto positivo na vida de cada profissional que está nas Unidades de Educação Infantil, e consequentemente, na prática diária com os bebês e crianças.”

Clicando aqui você acessa todas as atividades realizadas da Jornada Pedagógica na DRE Guaianases.

Acesse as fotos das atividades realizadas nos diversos polos da Jornada Pedagógica:

Polo CEU Água Azul;

Polo CEU Inácio Monteiro
;

Polo CEU Jambeiro;

Polo CEU Lajeado;

Polo Auditório da DRE Guaianases;

Polo Auditório do CEFAI – DRE;

Polo Fábrica de Cultura Vila Curuçá;

Polo CEI Marília de Dirceu;

Polo EMEI Rodrigues de Abreu;

Polo EMEI Doraci dos Santos Ramos; 

Polo CEI Cidade TIradentes;

Polo CEI Geraldo Magela Perón;

Polo EMEI Gianfederico Porta;

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com colunas coloridas e a sigla
Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

bebês sentados em uma mesa de refeição

CEI Jardim Santa Tereza resgata história de funcionários e promove almoços culturais temáticos

Publicado em: 30/11/2021 12h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211