Notícias

Jornada Pedagógica da Educação Infantil na Diretoria Regional de Educação Guaianases

As atividades envolveram mais de 4 mil educadores nas 53 oficinas e relatos de prática

Publicado em: 26/08/2019 15h57 | Atualizado em: 30/11/2020

jornadapedagogica2_740x430.jpg

Na última sexta-feira (28) a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases participou da Jornada Pedagógica da Educação Infantil, ação formativa proposta pela Secretaria Municipal de Educação – SME, como parte integrante do movimento de implementação do Currículo da Cidade – Educação Infantil.

Foram oferecidas 53 oficinas e relatos de prática, divididos em 14 polos no território, como Centros Educacionais Unificados – CEUs, Unidades Educacionais, espaços da Divisão Pedagógica – DIPED, do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI, auditório da DRE e Fábrica de Cultura. Mais de 4 mil Profissionais dos Centros de Educação Infantil (CEIs – Redes Direta e Parceira) e das Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEIs participaram das atividades formativas, dentre professores, equipes gestoras e quadro de apoio.

Para a Diretora da Divisão Pedagógica da DRE, Ester Marques de Paula Dionísio, a Jornada foi um marco inédito, pois a Rede Municipal abraçou uma ideia inicial que, desde 2017 vem desenvolvendo o “Dia da infância”. “A Jornada pedagógica foi um marco inédito para educação infantil, os relatos de prática geram reflexões e pensamentos positivos ao educador, fazendo com que se pense em implantar algo novo em seu dia a dia, levando novos conhecimentos, através das atividades realizadas na Jornada Pedagógica”, afirmou.

jornadapedagogica_740x430.jpg
(No CEU Jambeiro foi realizada a Oficina: Sarau para Bebês e Crianças: potência literária na escola).

Por fim ressaltou a importância da ação. “Sem dúvida é uma aprendizagem para todos os docentes. Foi um momento de grande partilha de saberes e generosidade pedagógica, em que os profissionais da Educação Infantil se encontraram, trocaram, avaliaram e revisitaram suas práticas. Certamente voltarão para suas escolas com a cabeça borbulhando de ideias, provocados a qualificar ainda mais as possibilidades de aprendizagens dos bebês e crianças”, completou a Diretora.

As atividades foram organizadas e mediadas por professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escola, supervisores escolares, formadores da DRE e palestrantes convidados, sob a coordenação da equipe de Educação Infantil da DIPED. As temáticas trabalhadas tiveram como embasamento legal os eixos do Currículo da Cidade.

Além das atividades desenvolvidas nas oficinas e relatos, os participantes foram acolhidos com intervenções culturais: música, dança, teatro, circo e a contação de histórias.

A Diretora Regional de Educação da DRE Guaianases, Lucimeire Cabral de Santana, reforça o quão importante são essas ações para educação. “Finalizamos esse dia com muita felicidade em ver que tudo o que está sendo feito vem trazendo um impacto positivo na vida de cada profissional que está nas Unidades de Educação Infantil, e consequentemente, na prática diária com os bebês e crianças.”

Clicando aqui você acessa todas as atividades realizadas da Jornada Pedagógica na DRE Guaianases.

Acesse as fotos das atividades realizadas nos diversos polos da Jornada Pedagógica:

Polo CEU Água Azul;

Polo CEU Inácio Monteiro
;

Polo CEU Jambeiro;

Polo CEU Lajeado;

Polo Auditório da DRE Guaianases;

Polo Auditório do CEFAI – DRE;

Polo Fábrica de Cultura Vila Curuçá;

Polo CEI Marília de Dirceu;

Polo EMEI Rodrigues de Abreu;

Polo EMEI Doraci dos Santos Ramos; 

Polo CEI Cidade TIradentes;

Polo CEI Geraldo Magela Perón;

Polo EMEI Gianfederico Porta;

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ensino Médio Foto

Ensino Médio na Rede Municipal de São Paulo está com inscrições abertas

Publicado em: 12/08/2022 5h47 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora com crianças de educação Infantil
Ilustração com retrato de Marina Colasant

Marina Colasanti será homenageada pela Academia Estudantil de Letras

Publicado em: 12/08/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner de divulgação do V Seminário Agosto Indígena - 2022 - Indígenas na cidade, São Paulo Terra Indígena. Fotografia estilizada de crianças indígenas brincando em uma árvore. Ao fundo, imagem estilizada de pontos turísticos da cidade de São Paulo.

SME promove seminário ‘Agosto Indígena’ no Theatro Municipal de SP nesta segunda (15)

Publicado em: 11/08/2022 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Quatro estudantes estão sentadas em suas carteiras, há um livro na frente deles. Uma menina aparece à frente da fotografia, os outros estão desfocados mais ao fundo.

Dia do Estudante: Veja sete curiosidades da Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/08/2022 1h23 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.262