Notícias

Jornada Pedagógica da Educação Infantil em Guaianases contou com mais de 6 mil participantes

A ação valorizou práticas pedagógicas, além de promover o enriquecimento educacional por meio de palestras, oficinas e rodas de conversa em 33 polos na região de Guaianases

Publicado em: 02/07/2025 13h25 | Atualizado em: 02/07/2025
pessoas assistindo palestras

Público de uma das palestras da XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil Paulistana

Entre os dias 23 e 27 de junho, ocorreu, em todas 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs), a XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil Paulistana, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP), com o tema “Um olhar para os contextos de aprendizagens: narrativas infantis e a intencionalidade pedagógica”.

Na Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, a XI Jornada Pedagógica aconteceu na sexta-feira, 27 de junho, e contou com aproximadamente 6.200 profissionais, entre professores(as), gestores(as) das Unidades Educacionais Diretas e Indiretas, e Agentes de Busca Ativa Escolar (ABAEs), que puderam escolher entre 93 apresentações (oficinas, palestras e relatos de prática) distribuídas em 33 polos.

O evento contou, ainda, com a Imprensa Jovem, a Academia Estudantil de Letras (AEL) e a presença do Diretor Regional de Educação da DRE Guaianases, Fernando Araújo de Oliveira, que, juntamente com sua equipe pedagógica, visitou as seguintes escolas: CEUs Profª Nazaré Neri Lima e Profª Silda Izabel Salazar Romualdo de Lima;  EMEI Margarida Maria Alves; CEIs Frei Tito Alencar e Profª Marielcia Florêncio de Morais; além dos espaços culturais Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes e Centro Cultural Cidade Tiradentes.

Para Ester Marques de Paula Dionisio, Diretora da Divisão Pedagógica (DIPED), e o Núcleo da Educação Infantil da DIPED da DRE G, composto por Paloma de Brito Pinheiro, Bruna Galluccio Ferreira, Sandra Nogueira Viana e Luiza Soares Bayerlein Lira, “a Jornada Pedagógica, além de ser um processo formativo, com momentos de trocas e inspiração, é uma celebração do potente trabalho realizado durante o cotidiano educacional com os bebês e as crianças do território, que reforça a importância do compromisso coletivo com a garantia dos direitos dos bebês e das crianças: o direito de brincar, de ser escutado e de aprender com afeto e significado.”

Sala de Aula Infantil Decorada com Atividades Educativas

Sala de Aula Infantil Decorada com Atividades Educativas

Por fim, a XI Jornada Pedagógica na DRE G, que teve como objetivo a apresentação de práticas de acordo com os eixos elaborados a partir das matrizes de saberes e dos princípios do Currículo da Cidade, contou com a participação da Diretora da Divisão da Educação Infantil (DIEI), Mariana Silva, e com as reflexões de importantes referências da Educação Infantil e da Educação Especial: Adriana Friedmann, Dianne Melo, Guacyara Laonia Guerreiro, Luiza Christov, Maria Carmen Barbosa e Silvana Lapietra.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Professor da EMEI Compositor Silvio Caldas publica poema celebrando os 90 anos da Educação Infantil Paulistana

Professor da EMEI Compositor Silvio Caldas publica poema celebrando os 90 anos da Educação Infantil Paulistana

Publicado em: 15/12/2025 11h32 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

CEI Kairos Liviero promove iniciativa que fortalecem práticas antirracistas

CEI Kairos Liviero promove iniciativa que fortalecem práticas antirracistas

Publicado em: 15/12/2025 10h43 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com o fundo cinza claro, ao centro a logomarca do SGP e o texto: Novo Sistema de Gestão Pedagógica

Equipes técnicas da SME estão trabalhando para reestebelecer o SGP

Publicado em: 12/12/2025 2h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (1)

EMEI Borba Gato recebe o ator Pascoal da Conceição em celebração dos 90 anos dos Parques Infantis

Publicado em: 12/12/2025 12h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Classificacao 825x470
«1 2 3 1.610