Notícias

Jogos de tabuleiro mudando vidas

Atividades ampliam a concentração e socialização das crianças da EMEI Professora Dinah Fernandes Costa

Publicado em: 10/12/2018 12h25 | Atualizado em: 30/11/2020

Toda criança tem o direito de vivenciar novas experiências, sentimentos e vivências, e a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Dinah Fernandes Costa, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, vem proporcionando isso desde 2017.

dinah_740x430.jpg

Tudo começou com o PEA (Projeto Especial de Ação) da unidade, com o tema “jogos e brincadeiras tradicionais”. A professora Iraci de Albuqerque Violin, com o desafio de conciliar a complexidade dos jogos com a rotina das crianças, se inscreveu em um curso oferecido pela divisão de jogos de tabuleiro da Divisão dos CEUs e Educação Integral (DICEU) da DRE Penha, ministrado por Sandra Magraner, na intenção de aprender como inserir os jogos no dia a dia da unidade.

Em rodas de conversa, a professora percebeu que as crianças conheciam ou já tinham ouvido falar sobre o xadrez e o jogo de Go, e que tinham muito interesse por essas atividades. Após o início do trabalho com as crianças, Iraci notou que muitas passaram a praticar os jogos em casa, com seus familiares, e contavam suas experiências com muita alegria.

dinah2_740x430.jpg
 
“A diferença na vida das crianças é evidente, pois a concentração em sala de aula é mais intensa, a socialização e respeito às regras, não só nos jogos, mas sim na vida, são maiores”, conta Iraci. “Sem sombra de dúvida e de forma positiva, os jogos de tabuleiros contribuíram para a aprendizagem por meio da apropriação do saber enquanto visão de mundo, com respeito à pluralidade sociocultural de todos os povos”, finaliza a professora, que tem a intenção de ampliar o trabalho com os jogos para todas as crianças da unidade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
1 2 3 1.211