Notícias

Jogos de tabuleiro mudando vidas

Atividades ampliam a concentração e socialização das crianças da EMEI Professora Dinah Fernandes Costa

Publicado em: 10/12/2018 12h25 | Atualizado em: 30/11/2020

Toda criança tem o direito de vivenciar novas experiências, sentimentos e vivências, e a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Dinah Fernandes Costa, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, vem proporcionando isso desde 2017.

dinah_740x430.jpg

Tudo começou com o PEA (Projeto Especial de Ação) da unidade, com o tema “jogos e brincadeiras tradicionais”. A professora Iraci de Albuqerque Violin, com o desafio de conciliar a complexidade dos jogos com a rotina das crianças, se inscreveu em um curso oferecido pela divisão de jogos de tabuleiro da Divisão dos CEUs e Educação Integral (DICEU) da DRE Penha, ministrado por Sandra Magraner, na intenção de aprender como inserir os jogos no dia a dia da unidade.

Em rodas de conversa, a professora percebeu que as crianças conheciam ou já tinham ouvido falar sobre o xadrez e o jogo de Go, e que tinham muito interesse por essas atividades. Após o início do trabalho com as crianças, Iraci notou que muitas passaram a praticar os jogos em casa, com seus familiares, e contavam suas experiências com muita alegria.

dinah2_740x430.jpg
 
“A diferença na vida das crianças é evidente, pois a concentração em sala de aula é mais intensa, a socialização e respeito às regras, não só nos jogos, mas sim na vida, são maiores”, conta Iraci. “Sem sombra de dúvida e de forma positiva, os jogos de tabuleiros contribuíram para a aprendizagem por meio da apropriação do saber enquanto visão de mundo, com respeito à pluralidade sociocultural de todos os povos”, finaliza a professora, que tem a intenção de ampliar o trabalho com os jogos para todas as crianças da unidade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Sme Na Bienal

Bienal do Livro começa neste sábado e estande da SME recebe grandes nomes da literatura brasileira

Publicado em: 01/07/2022 4h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 20 crianças, 18 em pé e 2 ajoelhadas à frente. As que estão ajoelhadas seguram desenhos e uma que está em pé atrás dela segura outro. Uma das crianças que está em pé segura o livro

Estudantes de EMEI enviam cartas para instituição que acolhe refugiados no Rio de Janeiro

Publicado em: 01/07/2022 3h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Merendeira servindo refeição para estudante
Fotografia mostra 17 estudantes e uma professora, eles estão em duas filas uma atrás da outra e a professora está ao centro. A professora veste uma camiseta preta da AEL e uma saia preta. Todos os estudantes vestem a mesma camiseta, uma capa prateada e uma medalha.

Rede Municipal de SP ganha Academia Estudantil de Letras Carolina Maria de Jesus

Publicado em: 30/06/2022 2h16 - em Academia Estudantil de Letras

Imagem mostra as mãos de uma pessoa fazem sinal em Libras.

Polo UniCEU Casa Blanca tem inscrições abertas para graduação em Letras

Publicado em: 30/06/2022 11h47 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.250