IX Jornada Pedagógica aborda educação antirracista em diferentes territórios

Programação ocorre até sexta-feira; tema escolhido celebra os 20 anos da Lei 10.639, que incluiu no currículo a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira"

Publicado em: 17/10/2023 15h27 | Atualizado em: 17/10/2023
foto de uma criança num balanço de pneu e o logotipo da nona Jornada Pedagógica

Até sexta-feira (20), a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Educação Infantil (DIEI) da Coordenadoria Pedagógica (COPED), promove a IX Jornada Pedagógica: desvelando práticas e traçando caminhos para uma educação antirracista em todas as unidades de Educação Infantil. O tema deste ano é a celebração dos 20 anos da Lei 10.639, que incluiu no currículo a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira.”

A ação visa proporcionar vivências formativas, partilhar saberes e ampliar conhecimento sobre práticas antirracistas entre educadoras e educadores da Educação Infantil.

A jornada conta  com atividades como relato de práticas, roda de conversa, comunicação de pesquisa, oficinas; dentre outras pretendemos garantir o protagonismo nos momentos culturais e artísticos, tais como poesia, música, artes plásticas, dança, dentre outras.

Os territórios estão organizados em polos formativos; em equipamentos culturais como museus, teatros, bibliotecas; Unidades Educacionais; CEUs; espaços cedidos por meio de parcerias como: auditórios de universidades, clubes, dentre outros.

A Divisão de Educação Infantil considera primordial que a IX Jornada Pedagógica seja concebida por todas e todos que atuam nas Unidades, DREs e SME, uma vez que o fomento de práticas antirracistas, ocorridas de janeiro a janeiro é princípio do Currículo da Cidade, afinal a instituição educacional, pode contribuir para a mitigação dos impactos do racismo, no dia a dia de bebês, crianças  familiares e responsáveis.

Cei Elza Soares

SME elabora documento para ações de Matemática no mês de maio

Publicado em: 06/05/2024 5h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra dois homens pintando uma estrutura de madeira.

Famílias do CEI Cantinho da Tia Isaura constroem composteira

Publicado em: 06/05/2024 3h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra a escadaria dentro do CEU Água Azul e ao fundo um prédio em formato redondo com grafites de crianças.

Projeto Memórias Literárias “O Livro da Vida” será lançado no CEU Água Azul

Publicado em: 03/05/2024 4h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma biblioteca com bancos coloridos

EMEI Olandya Peres Ribeiro realiza chá literário com presença de autores dos livros lidos