Notícias

IV Seminário de Aprofundamento Curricular acontece na Diretoria Regional de Educação Guaianases

Encontro viabilizou discussões e reflexões pedagógicas, além de expor projetos desenvolvidos na escola

Publicado em: 31/05/2019 15h28 | Atualizado em: 30/11/2020
aprofundamentocurricularprincipal_740x430.jpg

O IV Seminário de Aprofundamento curricular foi realizado pela Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Educação Guaianases (DRE G), no dia 17 de maio. O evento aconteceu no Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, por meio de um encontro formativo com Professores de Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização, Coordenadores Pedagógicos das Unidades de Educação Infantil das Redes Direta e Parceira além da participação das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) da DRE Guaianases.

O acolhimento musical ocorreu no auditório, e contou com apresentações coreografadas do coral cênico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Meire de Jesus Ribeiro. Em seguida, a professora da Secretaria Municipal de Educação (SME), Maria Helena Pelizon, formulou reflexões para o público, dentre elas, o olhar adulto no planejamento, abordando a intencionalidade do professor nas ações diárias, com foco em proporcionar o protagonismo dos bebês e crianças.

Os projetos desenvolvidos pela Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), Giafederico Porta, foram Alimentação Saudável, Oficinas de Culinária (Fazendo Doce de mamão verde) e Vamos a feira livre? Todos pensados na interação das crianças, além da participação dos pais e responsáveis nas ações, dando apoio a elas.

aprofundamentocurricular_740x430.jpg
(Maria Helena Pelizon, abordando as temáticas do encontro e formando pensamentos e reflexões juntamente com o público). 

O Diretor da Unidade Educacional, Hélio de Seixas Torres, juntamente da professora Cristiane Andréia Lopes e Ermeçon Fernando Almeida, apresentaram os resultados obtidos com os projetos desenvolvidos pela escola, que em conjunto aos alunos trabalharam alimentação saudável e horta pedagógica.

A diretora da Divisão Pedagógica(DIPED), Ester Marques de Paula Dionísio, enfatizou a importância que essas vivências acrescentam na aprendizagem, sobretudo a experiência, além da contribuição para diversos conhecimentos, que possibilitam descobertas significativas para bebês e crianças.

Dando prosseguimento as ações dos Seminários de Aprofundamento Curricular, no dia 28 de junho se inicia A Jornada Pedagógica da Infância, o projeto é baseado em oficinas, palestras, visitas guiadas, relatos de práticas e atividades artísticas e culturais, uma atuação de forma conjunta, incluindo professores, gestores e quadro de apoio das Unidades de Educação Infantil das Redes Direta e Parceira. Está ação, assim como os seminários, são formativas para implementação do Currículo da Cidade na educação infantil em São Paulo.

Clique no link abaixo e acesse as fotos do IV Seminário:
photos.app.goo.gl/frTqF48zCXKvFZjw6

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
1 2 3 1.211