Notícias

IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra vai contar com programação em educação antirracista

Secretaria Municipal de Educação preparou ações educativas de combate ao racismo

Publicado em: 22/11/2024 10h19 | Atualizado em: 22/11/2024
banner da Iv Expo Consciência Negra

A Secretaria Municipal de Educação (SME) vai participar da IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra com uma programação preparada pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER). O evento, organizado pela Secretaria de Relações Internacionais (SMRI), acontece nos dias 22, 23 e 24 de novembro no Distrito Anhembi, zona norte de São Paulo. 

O evento faz parte da política pública da Prefeitura chamada São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural. A edição deste ano se destaca pelo tema “Os Griôs” em referência aos contadores de histórias e protetores das tradições em países como Mali, Guiné e Senegal.

A proposta da educaçao municipal e do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER) é demonstrar a potência da rede por meio de ações de educadores e educandos, tendo como base as orientações e práticas de combate a xenofobia presentes no Currículo da Cidade: Educação Antirracista – Orientações Pedagógicas: Povos Afro-Brasileiros, Povos Indígenas e Povos Migrantes. 

“É essencial apontar as iniciativas dos nossos educadores em questões étnico-raciais. A educação antirracista é um dos pilares na educação para mais de 1 milhão de bebês, crianças, jovens e adultos da Rede Municipal de Ensino”, apontou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula. 

A programação da SME nos três dias de evento vai contar com contação de histórias, oficinas de jogos de tabuleiro (Mancala Awelé e Jogo da Onça), apresentações de Academias Estudantis de Letras (AEL) de escolas municipais, webinários e mesas formativas. 

A pesquisa intitulada “Farol Antirracista: Educação para as Relações Étnico-Raciais e a Primeira Infância” será divulgada no útlimo dia do evento. A ação faz parte de uma parceria entre a SME e a Unesco para apontar avanços e desafios da implementação da educação para as relações étnico-raciais na educação infantil. 

Confira a programação das ações da SME abaixo:

✊🏿22/11 (Sexta-feira) – Espaço Erê 

10:30 – 11:30 – Oficina de Jongo – Responsável: Debora Kateriny Ferreira de Aguiar (Professora – EMEF Célia Regina Andery Braga, Profa.)

12:00 – 12:30 – Apresentação “Do Maculelê a Lima Barreto: o eco dos tambores” – AEL Elizandra Souza (EMEF Nildo do Amaral Junior, Pe.)

12:00 – 12:30 – Apresentação “Entre palavras, contos e cantos” – AEL Sérgio Vaz (EMEF Almirante Sylvio Heck)

14:00 – 16:00 / 19:30 – 20:30 – Oficina de Mancala Awalé – Responsável: Cibelle de Paula Oliveira (EMEF Vinicius de Moraes), Hadisui Tawamin Mukumbe (CEU EMEF Tatiana Belinky), Maria da Conceição dos Santos França (EMEF Presidente João Pinheiro), Robson Gonçalves da Silva (CEU EMEF Campos Salles)

14:00 – 16:00 / 19:30 – 20:30 – Oficina de Jogo da Onça – Responsável: Alessandra de Oliveira Freitas (EMEF Jardim das Larajeiras), Mauricio Caetano dos Santos (EMEF Jardim das Larajeiras), Eloá Cardoso de Araujo (EMEF Padre José Pegoraro)

 

✊🏿23/11 (Sábado) – Auditório Estande SME

10:30 – 12:00 – Webinário de Práticas Educativas – Pensar e Repensar, Fazer e Refazer: 20 Anos Do Museu Afro Brasil
Mesa 1: Exposição e reflexões: os 20 anos do Museu Afro Brasil Emanoel Araújo
Palestrantes: Gabrielle Nascimento, Francisco Phelipe Paz / Mediação: Raphaellie Lázaro.

12:00 – 13:30 – Webinário de Práticas Educativas – Pensar e Repensar, Fazer e Refazer: 20 Anos Do Museu Afro Brasil
Mesa 2: Lei 10.639/03 e as práticas do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil
Palestrantes: Siméia de Araújo Mello, Sidney Rodrigues Ferrer / Mediação: Raphaellie Lázaro.

11:30 – 12:30: Apresentação Teatral “Epahey Oyá Tupinambá” – EMEF Habib Carlos Kyrillos

14:00 – 15:00 – Mesa: 30 anos do Programa Jogos de Tabuleiro e a educação para as relações étnico-raciais.
Palestrantes: Uelinton de Seixas (Diretor da Divisão de Esporte, Corpo e Movimento (DIESP) da SME – SP); Mariana Cristina Lima Reis (Responsável técnica do Programa Jogos de Tabuleiro da SME/COCEU/DIESP); Rafael Ferreira Silva (Diretor de Escola da EMEI Campo Limpo VI) e Liliane Pereira Braga (Formadora do Programa Jogos de Tabuleiro).

15:00 – 16:00 – Mesa: Práticas para uma Educação Antirracista (Parceria Divisão de Educação Infantil e MAM).
Palestrante: Sansorai Oliveira (Educadora MAM) / Mediação: Maria Noemia Ferreira Figueiredo.

16:30 – 18:00 – Lançamento Pesquisa: “Farol Antirracista: Educação para as Relações Étnico-Raciais e a Primeira Infância”.

16:30 – Mesa institucional

17:00 – Apresentação da pesquisa “Farol Antirracista: Educação para as Relações Étnico-Raciais e a Primeira Infância – Avanços e Desafios”.
Palestrantes: André de Pina Moreira (NEER); Wagner Santana (UNESCO); Tatiane Cosentino (Pesquisadora Sênior)

 

✊🏿24/11 (Domingo) – Auditório Estande SME

10:30 – 11:30 – Mesa: Orientações Pedagógicas para Educação Alimentar e Nutricional em uma perspectiva antirracista

Palestrantes: Luisa Ivana Almeida da Silva (Analista de Saúde – Supervisão da Alimentação Escolar / DRE Butantã); Eva Aparecida Santos (Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais – NEER/SME) / Mediação: Fernanda Lourenço de Menezes (Responsável Técnica pelo Programa de Alimentação Escolar da Cidade de São Paulo/ CODAE). 

12:00 – 13:00 – Mesa: 20 Anos do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais – NEER/SME

Palestrantes: Ana Regina Barbosa Spinardi (Divisão Pedagógica – DIPED – Itaquera); Roberto Antonio Maciel (Divisão Pedagógica – DIPED – Freguesia / Brasilândia) / Mediação: Fernando Sales Vitorino (Assessor – Divisão de Currículo – DC/COPED). 

13:30 – 14:30 – Mesa: Educação Antirracista em diálogo com o cuidar-educar na primeira infância

Palestrantes: Camila de Vila Nova Gonçalves (Divisão de Educação Infantil – DIEI/COPED); Priscila Aparecida Santos de Oliveira (Divisão Pedagógica – DIPED – Jaçanã / Tremembé) / Mediação: Thais Cristina Saldanha dos Santos (Divisão de Educação Infantil – DIEI/COPED). 

15:00 – 16:00 – Mesa: Literatura e temáticas étnico-raciais: acervo e projetos do Núcleo de Leitura e Literatura da SME 

Palestrantes: Karla Queiroz (Núcleo de Leitura e Literatura – NLL/SME); Kelly Aparecida Brandão Avelino (Núcleo de Leitura e Literatura – NLL/SME e Academia Estudantil de Letras – AEL/SME); Samir Ahmad dos Santos Mustapha (Núcleo de Leitura e Literatura – NLL/SME e Academia Estudantil de Letras – AEL/SME) 

17:00 – 18:00 – Mesa: O Cinema como ferramenta de educação e diversidade racial na sala de aula (Parceria SME e SPCine)

Palestrantes: Luan Felipe da Silva (Diretor de Governança e Controle Interno – SPCine) e Kamila Gomes Fonseca (Diretora – EMEI Professora Edalzir Sampaio Liporoni/Coletivo Janela Aberta Cinema & Educação) 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
Montagem de imagens mostra momentos de uma premiação em ambiente interno. À esquerda, em primeiro plano, um jovem segura um troféu com formato de ave, olhando para a câmera com expressão serena. À direita, há duas imagens menores em que um grupo de jovens aparecem em pé, lado a lado, aplaudindo durante a cerimônia. Os participantes vestem roupas casuais, e o ambiente conta com cortinas, mesa ao fundo e um banner com texto, sugerindo um evento institucional ou cultural. A composição destaca o reconhecimento e a celebração do grupo.

Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá 

Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Imagem mostra uma nadadora em uma piscina durante a prática esportiva. Em primeiro plano, a atleta está parcialmente submersa, realizando um movimento de nado, com a cabeça fora d’água. Ela usa touca e óculos de natação e apresenta expressão de esforço e concentração, com a boca aberta enquanto respira. A água ao redor está agitada, com respingos visíveis. Ao fundo, é possível ver outras pessoas e raias da piscina, em ambiente que sugere treino ou competição em espaço aquático coberto.
Imagem mostra um grupo de estudantes em uma biblioteca escolar durante uma atividade de gravação. Em primeiro plano, um adolescente, de costas, segura um celular acoplado a um suporte com iluminação circular (ring light). Ele veste camiseta laranja com a inscrição “Imprensa Jovem” nas costas. Ao fundo, três estudantes também com camisetas laranja estão sentados em bancos altos, em frente a estantes cheias de livros. Um deles segura um celular, enquanto os outros acompanham a atividade. O ambiente é organizado, com estantes de madeira repletas de livros coloridos, sugerindo um espaço de leitura e produção de conteúdo dentro da escola.

Dia do Jornalista: projeto ensina jovens a criarem conteúdos próprios e a combater notícias falsas 

Publicado em: 08/04/2026 10h54 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

«1 2 3 1.643