Notícias

Invasão dos “makers” na Campus Party 2017

Imprensa Jovem da EMEF Enzo Antônio Silvestrin confere a expansão do movimento Maker e se aprofunda nesse universo

Publicado em: 22/02/2017 15h32 | Atualizado em: 30/11/2020

invasao_dos_makers_campus_party_2017_740_x_430.jpg

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Enzo Antônio Silvestrin

A Campus Party deste ano foi invadida pelos “makers”. Para nós, repórteres, é um universo em expansão. O salão principal da Campus Open atraiu coletivos makers que mostraram suas ideias de produtos e serviços. E esse crescente mercado de fazedores ganha cada vez mais espaço em São Paulo. São diversas oficinas com pacote de aulas e suporte para desenvolver seu próprio projeto.

Mas o que é maker? A Juliana, do Engenho Maker, esclareceu pra gente. “Maker é uma palavra em inglês para fazedor”, ou seja, gente que faz coisas. E o movimento parte do princípio de que pessoas comuns podem realizar projetos de construção e alteração de diversos tipos de coisas: de pratos culinários até robótica.


Para o professor Maurício, da MultiSchool, a internet ajuda muito quando se quer pôr a mão na massa pois há muitos tutoriais e conteúdos disponíveis. Sintetizá-los e utilizá-los da melhor forma também é uma tarefa maker.

Partindo desse conceito sobre makers, avistamos a batalha de robôs. Os fazedores estão expandindo os horizontes. Aqui, cada um faz o seu robô. As equipes possuem diversos integrantes e eles estudam e constroem um robô pra a batalha. Ele tem que suportar os 3 minutos da luta e continuar funcionando.

O estudante Douglas Piva, da CEFET-MG, garante que o objetivo dessa batalha não é só ganhar, mas revisar o projeto e torná-lo cada vez melhor. Ele se considera um maker pois está constantemente aprendendo a fazer algo e desenvolve na prática seus projetos.

A Prefeitura de São Paulo esteve presente no evento. No seu estande foi montado um laboratório experimental do FabLab. A iniciativa mantém, até o momento, 12 laboratórios com profissionais para ajudar a desenvolver projetos com os participantes das oficinas, oferecidas gratuitamente.

Alunos repórteres

Isaac Santos

Mellissa Evellyn

Michael Silva

Janaina Rodrigues

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Portal (25)

Estudante de 89 anos de EJA transforma a sala de aula em espaço de superação

Publicado em: 05/02/2026 10h20 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Rede Municipal da capital paulista ganha novo CEU Padre Chicão em dia que marca à volta as aulas

Rede Municipal da capital paulista ganha novo CEU Padre Chicão em dia que marca à volta as aulas

Publicado em: 04/02/2026 3h57 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Atualizacao Do Curriculo Da Cidade Sera Um Movimento Com Ampla Participacao De Toda A Comunidade Escolar 825x470

Atualização do Currículo da Cidade: SME iniciará processo de consulta com os professores

Publicado em: 04/02/2026 10h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Imprensa Jovem representa a educação paulistana em encontro internacional sobre alfabetização midiática
Talento do xadrez desponta no CEU EMEF Vila do Sol

Talento do xadrez desponta no CEU EMEF Vila do Sol

Publicado em: 02/02/2026 10h01 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

«1 2 3 1.622