Notícias
Invasão dos “makers” na Campus Party 2017
Imprensa Jovem da EMEF Enzo Antônio Silvestrin confere a expansão do movimento Maker e se aprofunda nesse universo
Publicado em: 22/02/2017 15h32 | Atualizado em: 30/11/2020Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Enzo Antônio Silvestrin
A Campus Party deste ano foi invadida pelos “makers”. Para nós, repórteres, é um universo em expansão. O salão principal da Campus Open atraiu coletivos makers que mostraram suas ideias de produtos e serviços. E esse crescente mercado de fazedores ganha cada vez mais espaço em São Paulo. São diversas oficinas com pacote de aulas e suporte para desenvolver seu próprio projeto.
Mas o que é maker? A Juliana, do Engenho Maker, esclareceu pra gente. “Maker é uma palavra em inglês para fazedor”, ou seja, gente que faz coisas. E o movimento parte do princípio de que pessoas comuns podem realizar projetos de construção e alteração de diversos tipos de coisas: de pratos culinários até robótica.
Para o professor Maurício, da MultiSchool, a internet ajuda muito quando se quer pôr a mão na massa pois há muitos tutoriais e conteúdos disponíveis. Sintetizá-los e utilizá-los da melhor forma também é uma tarefa maker.
Partindo desse conceito sobre makers, avistamos a batalha de robôs. Os fazedores estão expandindo os horizontes. Aqui, cada um faz o seu robô. As equipes possuem diversos integrantes e eles estudam e constroem um robô pra a batalha. Ele tem que suportar os 3 minutos da luta e continuar funcionando.
O estudante Douglas Piva, da CEFET-MG, garante que o objetivo dessa batalha não é só ganhar, mas revisar o projeto e torná-lo cada vez melhor. Ele se considera um maker pois está constantemente aprendendo a fazer algo e desenvolve na prática seus projetos.
A Prefeitura de São Paulo esteve presente no evento. No seu estande foi montado um laboratório experimental do FabLab. A iniciativa mantém, até o momento, 12 laboratórios com profissionais para ajudar a desenvolver projetos com os participantes das oficinas, oferecidas gratuitamente.
Alunos repórteres
Isaac Santos
Mellissa Evellyn
Michael Silva
Janaina Rodrigues
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEI Cidade do Sol desenvolve projeto para estimular o comportamento leitor nas crianças e nas famílias
Diretoria Regional de Educação Butantã
Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) continuam abertas na Rede Municipal de São Paulo
Diretoria Regional de Educação Butantã
15º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Cursos profissionalizantes gratuitos da DRE São Miguel são destaque na TV Globo
Secretaria Municipal de Educação
25 CEUs da capital recebem sábado sessão do Circuito Azul SPCine para crianças com TEA e famílias
Relacionadas

EMEI Cidade do Sol desenvolve projeto para estimular o comportamento leitor nas crianças e nas famílias
Publicado em: 25/04/2025 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) continuam abertas na Rede Municipal de São Paulo
Publicado em: 25/04/2025 12h13 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

15º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas
Publicado em: 25/04/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas
Publicado em: 24/04/2025 1h51 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Cursos profissionalizantes gratuitos da DRE São Miguel são destaque na TV Globo
Publicado em: 24/04/2025 1h46 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel